Letras Português - CCHSTL
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Letras Português - CCHSTL por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemCRIATIVIDADE LEXICAL NA CONTEMPORANEIDADE: a produção neológica no twitter durante a pandemia da covid-19( 2022-11-10) BEZERRA, LEANDRO SOUZAO presente trabalho tem como intuito identificar e analisar as produções neológicas presentes em publicações na plataforma Twitter, no Brasil, durante os dois primeiros anos da pandemia, ou seja, do ano de 2020 até janeiro de 2022. Além disso, tem como objetivos específicos: i) conhecer a plataforma Twitter, seu funcionamento e impacto na sociedade; ii) discutir sobre língua e cultura através do corpus de pesquisa; iii) refletir a respeito da relação do ser humano com o universo, através dos processos de nomeação. Com a finalidade de atingir os objetivos desse trabalho, fizemos o uso da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com leitura orientada, tendo como principais teóricos Alves (1994), Carvalho (1987), Vilela (1997), dentre outros. Diante disso, foi realizada uma pesquisa na plataforma Twitter daqueles neologismos que tiveram maior frequência de usos pelos usuários. Como resultado da pesquisa, verificou-se que a plataforma Twitter possui grande produção de neologismos de diferentes tipos, seja ele estrangeirismo, por empréstimo, semântico, e etc. Portanto, a pesquisa é relevante, pois nos permite estarmos envolvidos e com conhecimentos a cerca das novas produções neológicas nesta rede social que é bastante utilizada e que possui grande influência em diversas áreas da nossa sociedade. Igualmente, esta pesquisa é útil para professores e acadêmicos que se interessam por essa temática, por discutir as novas produções de unidades lexicais em nossa língua portuguesa. Palavras-chave: Pandemia; Twitter; Neologismos.
-
ItemUMA PROPOSTA PARA RESIGNIFICAÇÃO DO LETRAMENTO: a reescrita como prática de enfrentamento de segmentos sociais oprimidos( 2023-01-27) COSTA, JASIANE FERNANDO SILVA DA; SILVA, LARA CRYSTINE DE SOUSA.Este trabalho apresenta uma abordagem do letramento, as práticas da reescrita e a importância dos gêneros textuais, no desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar e compreender a contribuição e importância da rescrita textual no processo de aprendizagem da escrita de alunos no seu desenvolvimento escolar, e no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, enfatiza a importância de posicionamentos acerca de pessoas marginalizadas, e subalternas que enfrentam preconceitos e em muitos casos não tem direito a lugar de fala. Justifica-se então o estudo da pesquisa para promover informações e conhecimentos mais abrangentes sobre o letramento, entender que todos que são letrados foram alfabetizados, mas nem todos que são alfabetizados, são necessariamente letrados. O processo de ressignificar o letramento trouxe perspectivas novas quanto a reescrita, que, é capaz de modificar totalmente o método de aprendizagem de qualquer discente. Serão desenvolvidas as concepções sobre letramento como prática social, citando o letramento autônomo e o ideológico, desenvolver a reescrita, fazendo uma reflexão sobre a inserção dessa prática no contexto escolar, especificar os gêneros como modelo didático na instituição escolar, apresentar a interação da utilização da leitura e da escrita na conjuntura educacional e desenvolver atividades voltadas ao letramento ideológico, com o gênero “meme”. Portanto, usa-se a metodologia de revisão bibliográfica, descritiva, por meios de livros, artigos e monografias, havendo como pesquisa-ação a turma de 6º ano do ensino fundamental na escola municipal Tânia Leite, onde são concebidas e associadas ação e solução do problema. A pesquisa também será de cunho etnográfico tendo como principal objetivo estudar o comportamento de determinados grupos sociais. Palavras-chave: Letramento. alfabetização. reescrita. gênero textual. empoderamento.
-
ItemEDUCAR NA DIVERSIDADE: os benefícios das salas de recursos multifuncionais para o público-alvo da educação especial da rede municipal de ensino de Açailândia-MA( 2023-01-27) DUARTE, ANA RAFAELA DO VALEO presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, permitindo gerar discussões e reflexões acerca dos benefícios promovidos nas Salas de Recursos Multifuncionais vistos como ferramentas enriquecedoras no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Buscou-se como objetivo principal compreender os benefícios das Salas de Recursos Multifuncionais destacando a diversidade como um dos elementos constitutivos do ser humano, da sociedade e, consequentemente, dos contextos educacionais para umaaprendizagem significativa do público-alvo da Educação Especial e Inclusiva. Descreveu-se, também, nesta pesquisa, um breve histórico da Educação Especial paralelamente às leis e aos decretos que norteiam os programas voltados para a Educação Especial e Inclusiva no Brasil. Para a obtenção dos dados da pesquisa, realizou-se entrevista mediante aplicação de questionários com os docentes doAtendimento Educacional Especializado, responsáveis pelas Salas de Recursos Multifuncionais que atuam com alunos público-alvo da Educação Especial da rede pública municipal de ensino de Açailândia-MA. A partir das análises observadas e pormeio dos resultados obtidos, a pesquisa revelou que os professores possuem formação adequada para atuar nas salas de recursos e pontuaram de forma assertivadiversos benefícios promovidos aos alunos. Com relação ao público-alvo, os mais frequentes nas salas de recursos são alunos que apresentam deficiência intelectual ou Transtorno Global do Desenvolvimento. Diante disso, foi possível concluir que, mesmo diante da carência de Tecnologias Assistivas, as Salas de Recursos Multifuncionais ofertam estímulos físicos, cognitivos e sensoriais, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências, possibilitando maior independênciae melhor interação com o meio, ampliando a capacidade de realizar tarefas, promovendo o fortalecimento da inclusão social, facilitando a acessibilidade e, por fim,constituindo-se em um meio de promoção e desenvolvimento da Educação Inclusiva e de respeito à diversidade. Palavras-chave: Diversidade. Inclusão. Atendimento Educacional Especializado. Salas de Recursos Multifuncionais.
-
ItemA RELEVÂNCIA DO ENSINO BILÍNGUE NA COMUNIDADE ESCOLAR COMO FORMA DE INCLUSÃO( 2023-01-27) MELO, ANDRESA GOMES LUCENAO objetivo desta pesquisa visa analisar as contribuições do ensino bilingue no processo de inclusão do aluno com surdez. Para buscar esse esclarecimento estabelecemos três objetivos: a) Identificar quais os principais problemas no processo de inclusão do aluno surdo. b) Destacar a importância de um ambiente bilíngue para o acolhimento e respeito em plenitude desse aluno. c) Averiguar como o ensino bilíngue pode contribuir para a promoção de metodologias que favoreçam a inclusão. De modo a alcançar esses objetivos foi utilizidado a metodologia por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, divididas em duas etapas, levantamento bibliográfica e pesquisa de campo (observação e entrevista). Para embasamento teórico foram utilizadas as ideias dos seguintes autores para a fundamentação: Marilene e Meyer (2016), Araújo (2015), Lira (2020), Rocha (2008), Santos (2013), Costa (2010), Zanata e Treviso (2016), Silva e Iacano (2006), Lodi e Larceda (2006), Barros (2017). Diante disto, foi realizada uma observação e entrevista no Centro José Cesário da Silva, na zona urbana do município de Açailândia-MA, no sentindo de averiguar em como um ambiente bilingue pode contribuir para a inclusão. Como resultado da pesquisa, verificou-se que um ambiente bilingue é a chave para a inclusão e acolhimento do aluno com surdez. Portanto, a pesquisa é relevante para ressaltar a importância do ensino da LIBRAS dentro da comunidade escolar, pois em um ambiente bilingue o aluno se sentirá parte do meio e a vontade para se expressar e interagir com os ouvintes. Assim proporcionando uma atmosfera favorável ao aprendizado. Palavras – chave: Educação Inclusiva. Ensino Bilingue. LIBRAS. Inclusão.
-
ItemA CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA MARANHENSE PARA A FORMAÇÃO DO CÂNONE LITERÁRIO BRASILEIRO( 2023-02-03) ARAÚJO, PATRÍCIA DA SILVAO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da literatura maranhense na formação da literatura brasileira, com foco em autores canonizados e aqueles que, de certa forma, contribuíram para esse fator histórico, porém ainda não conseguiram tal reconhecimento. Esta pesquisa visa dar ênfase na literatura produzida por estes autores, com fatores histórico e social que fizeram estes trazerem o mérito ao Maranhão e torná-lo conhecido atualmente como “berço de poetas”, fazendo um percurso histórico de toda a literatura brasileira e dos ciclos da literatura maranhense, de forma que a literatura regional trouxe grandes nomes para a literatura nacional, ressaltando também aqueles que inspiraram-se nas gerações passadas e fizeram título desde a literatura do século XX. É indispensável a importância de conhecê-los para entender como se originou nossa cultura, ressignificando outros gêneros da literatura que são verdadeiros tesouros para a história da literatura regional. Desta forma, torna-se necessário descrever um estudo a respeito da Literatura Maranhense, com solenidade nos autores enaltecidos pela literatura brasileira e aqueles que também necessitam de um título de honra pelas suas grandes colaborações nesse meio, resgatando a história cultural da nossa literatura. Para esse propósito, serão ressaltados autores específicos da literatura maranhense e os ciclos literários em que se sobressaíram. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório, cujos procedimentos técnicos utilizados foram de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, destacando os conceitos de literatura a partir da visão de Candido (1995) e Coutinho (1995), contando ainda com a referência de Reis (1992) e Corrêa (2016). Palavras-chave: literatura maranhense. literatura brasileira. cânone.
-
ItemRAÍZES DESSE CHÃO: O VOCABULÁRIO DAS PLANTAS MEDICINAIS, VENENOSAS E DE PROTEÇÃO COMO FRUTO DA EXPERIÊNCIA FEMININA EM BURITICUPU-MA( 2023-07-20) MORAIS, MARIANA RIBEIROEste artigo advém dos desdobramentos do projeto de iniciação científica Saberes da Terra: Léxico e cultura em narrativas de mulheres camponesas na Região Tocantina do Estado do Maranhão - Brasil e parte para análises dos nomes de plantas medicinais, de proteção e venenosas presentes no corpus constituído por registros audiovisuais de entrevistas, no ano de 2023, feitas durante pesquisa de campo do mencionado projeto. Ao todo, foram realizadas nove (9) entrevistas. No entanto, no referido trabalho, nos ateremos às narrativas de Buriticupu-MA, que totalizam quatro (4) mulheres cujos conhecimentos vão ao encontro do nosso objeto de pesquisa. Diante do exposto, essa pesquisa que aqui propomos se dará através da Lexicologia em interação com outras áreas do conhecimento, sobretudo a Antropologia, Agroecologia e a História. Portanto, o trabalho aqui proposto enfatiza a importância da lexicologia para compreender a língua e a cultura de uma comunidade, principalmente quando se trata de comunidades tradicionais. Desse modo, buscamos ampliar as informações acerca da cidade de Buriticupu-MA e destacar as histórias e perspectivas das mulheres entrevistadas no que se refere ao campo da medicina popular e os saberes voltados à fauna e à flora da região. Palavras-chave: plantas medicinais; memória e identidade; saberes ancestrais.
-
ItemLETRAMENTO LITERÁRIO: A UTILIZAÇÃO DA OBRA AUTO DA COMPADECIDA, DE ARIANOSUASSUNA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS COM ALUNOS DA 2 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTÔNIO CARLOS BECKMAN EM AÇAILÂNDIA-MA( 2023-07-20) SANTOS, MAYRA RODRIGUES DOS ; SILVA, RAQUEL DO NASCIMENTOEsta pesquisa tem como objetivo utilizar a obra “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna como fonte de discussões para problemas sociais a fim de despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio para a leitura crítica de obras regionais, analisar e compreender a importância que tem a obra literária trabalhada na sala de aula. Cuja metodologia se deu a partir de um estudo de pesquisa bibliográfica e de campo realizada no Centro de Ensino Professor Antônio Carlos Beckman em Açailândia-MA. Diante disso, a presente pesquisa deu-se pela observação durante o período de estágio supervisionado no Ensino Médio, no qual percebeu-se a dificuldade dos alunos em atividades relacionadas à interpretação textual em associação com a realidade e problemas sociais. A leitura e escrita são habilidades básicas e cada vez mais necessárias para o desenvolvimento humano, tanto no meio acadêmico quanto para o mercado de trabalho. É sabido que, o hábito da leitura pode ajudar no desenvolvimento cognitivo, formação do senso crítico, enriquecimento do vocabulário, além de, exercitar a imaginação fazendo que os indivíduos passem a agir e pensar de acordo com os acontecimentos em sua realidade, sabendo reivindicar seus direitos enquanto cidadãos, nesse sentido, a literatura pode ser considerada uma forma de representação, e quanto mais alunos leitores forem formados a sociedade será mais crítica e pensante, aprendendo a escolher seus governantes de forma justa e consciente buscando por melhorias e compreendendo a importância da a educação para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Para desenvolvimento desta pesquisa utilizouse como referencial teórico autores da área da educação que possuem pesquisas na área de literatura e letramento como Piaget (1999), Candido (2000), Zilberman (2008), Cosson (2009), Soares (2012), Soares (2017), e Silva (2022). Palavras-chaves: Auto da Compadecida. Letramento Literário. Ensino Médio. Leitura e Escrita.
-
ItemLITERATURA E CINEMA: possíveis diálogos na formação de alunos leitores( 2023-07-20) BEZERRA, VANESSA CRISTINA FERNANDESO presente artigo diz respeito a um estudo sobre a literatura e o cinema , com efeito na apresentação do diálogo de ambos como possível instrumento na formação de jovens leitores e, consequentemente na formação de cidadãos críticos e conscientes. Assim sendo, estapesquisa justifica-se através da necessidade de reflexão sobre as influências da não leitura em sala de aula, a indiferença à literatura e pela importância de se pensar em novos métodos de ensino que instrumentalizem elementos do cotidiano dos alunos, nesse caso, a representatividade audiovisual do cinema, como meios de inserir os alunos no universoliterário. Simultaneamente, sensibilizar sobre a relevância que o diálogo entre as artes tem na construção pessoal dos alunos, sua criticidade, criatividade, compreensão e resolução. Desse modo, as referências teóricas centrais são: Candido Apud Donaire, Oliveira e Lima (2012), Costa e Junior ((2017), Farias (2021) Silva (2008), Tavares (2003) e Zilberman (2008). Por esta razão, os vínculos dialógicos entre cinema e literatura usados em sala de aula como método de inserção dos alunos no hábito da leitura, se concretizam como ações conscientes do uso das artes e das ferramentas audiovisuais (tecnológicas) como instrumentos na melhoria da educação e da sociedade através dos alunos leitores. Palavras-chaves: Literatura; Cinema; Leitura.
-
ItemO TEXTO E A SALA DE AULA: questões socioculturais através da obra O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, no 2º ano do Ensino Médio( 2023-07-20) BRANDÃO, ISLANE CRISTINA VIDAL; PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA SANTOSA presente proposta pedagógica foi aplicada no anexo do Centro de Ensino Dom Marcelino Bícego, localizado na zona rural do assentamento Califórnia, com alunos do 2° ano, ensino médio, tendo como temática o uso do teatro como ferramenta didática no ensino de literatura, surgindo da problemática que no ambiente escolar boa parte das aulas acabam sendo consideradas monótonas, gerando a falta de interesse no aluno tanto para a leitura quanto para explanação do seu ponto de vista. Logo, como forma de intervenção usou-se o gênero teatral, ao qual age a proporcionar um ensino mais dinâmico e participativo em sala de aula, contribuindo para o aperfeiçoamento e desenvolvimento crítico, leitor, motor, criativo e cognitivo. A proposta teve como objetivos: promover o incentivo ao hábito da leitura de textos literários através da apresentação de O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna; despertar o interesse dos alunos pelo gênero dramatúrgico; construir o perfil leitor crítico e social do aluno, e bem como um espaço aberto a comunicação e criatividade. A metodologia adotada foi pesquisa descritiva, valendo-se de uma abordagem quantitativa e qualitativa, quanto aos procedimentos foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Alguns dos autores utilizados são Boal (1991), Freire (1996), Libâneo (2006), Sábato (1994), Teixeira (2014) entre outros. Os resultados obtidos ao longo da pesquisa foram a construção e conclusão das obras teatrais, criada pelos alunos, promovendo o senso crítico, interação social dos alunos. Através dos resultados da pesquisa conclui-se que o uso do teatro em sala de aula contribui para a formação de um leitor consciente, e sensível aos dramas sociais. Palavras-chave: Teatro; Literatura; Leitor crítico; Criatividade.
-
ItemIMPLÍCITO: o estudo do fenômeno semântico no livro didático de língua portuguesa( 2023-07-20) CARVALHO, ILENILDE DE SOUSA CRUZEste artigo tem como objetivo geral analisar como o livro didático de Língua Portuguesa do 8º ano da Educação Básica pública em Açailândia/MA aborda o fenômeno semântico implícito. Além dos específicos, que foram verificar as atividades presentes na obra Português: Conexão e Uso, 8º ano, de Delmanto e Carvalho (2018), que abordam o estudo dos implícitos, trata-se do corpus do estudo; confrontar o conteúdo semântico do livro didático selecionado e sua relação com a BNCC (2018); avaliar criticamente o livro didático referente ao tratamento dado ao estudo dos implícitos. Aporte teórico em Ferrarezi Jr. (2008), Bechara (2009), Cançado (2012), Castilho (2014) e Ilari (1981; 2011; 2019), entre outros. Constituindo-se de pesquisa documental e como procedimento metodológico a abordagem qualitativa. A seleção do livro didático em foco justifica-se por ter a chancela do PNLD/MEC, aprovado após passar pelo crivo de especialistas, moldado ao público-alvo a que se destina. A categoria de análise são os implícitos. Os resultados apresentam a identificação e análise de três atividades no LD. Apresentamos algumas propostas de atividades que levam o aluno à reflexão e a posicionar-se, criticamente, a partir da presença de informações implícitas, determinando a intenção do produtor do texto, na compreensão e interpretação textual. Palavras-chave: Semântica da Língua Portuguesa. Livro Didático. Implícitos.
-
ItemUTILIZAÇÃO DA LITERATURA SURDA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO( 2023-07-20) PEIXOTO, MARIA LUIZA CONCEIÇÃOHá dificuldade no cenário educacional brasileiro no que tange à perspectiva da educação inclusiva, especialmente em se tratando de pessoas surdas, que possuem língua e cultura diferente dos ouvintes. Tendo em vista isso, o presente trabalho busca trazer propostas pedagógicas que incluam a cultura surda nos métodos de ensino e aprendizagem. E, para isso, utilizou-se uma obra autobiográfica da literatura surda da autora Cece Bell intitulada “A Surda absurda” (2019). O ponto de vista teórico mobilizado neste estudo partiu do conceito de interculturalidade, que propõe um ensino inclusivo entre culturas distintas de modo que haja aprendizado mútuo. Foi mostrado algumas possibilidades de utilização da obra como ferramenta metodológica levando em conta os quatro eixos estruturantes do ensino de Língua Portuguesa, segundo a Base Nacional Comum Curricular — BNCC, são eles: oralidade; leitura; análise linguística/semiótica; e produção produção textual, além de explorar as possibilidades de aula numa ótica intercultural direcionada à discussão social sobre os temas abordados no livro. Esta é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, em que foram referenciados autores como Strobel (2009), Moura (1997) e Rita (2019), que trouxeram um contexto histórico social dos surdos; já a reflexão sobre a educação especial e inclusiva foi citado Carvalho (2020) e Mantoan (2003); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996); e, finalmente, para embasar acerca da cultura e literatura surda, foi utilizado os trabalhos de Quadros (1997) e Strobel (2008; 2009). Considerou-se, a partir dos pressupostos teóricos e elaboração da proposta de aula, que antes de adentrar em sala de aula, é necessário que o professor tenha conhecimento prévio desses conceitos, podendo assim, propor uma aula inclusiva. Os docentes, além de terem que estar preparados para ensinar os alunos surdos, também devem preparar os alunos ouvintes para a diversidade cultural existente visando uma educação cidadã, democrática e inclusiva. Palavras-Chave: Inclusão; Língua Portuguesa; Literatura Surda; Proposta pedagógica.
-
ItemLITERATURA E INTERDISCIPLINARIDADE: uma análise da obra O Quinze como contribuição interdisciplinar para o ensino médio.( 2023-07-20) ROCHA, JENNA MICHELLE FREIREEste trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica e análise, o que permitiu discussões e acima de tudo, reflexões, acerca dos benefícios que a prática da Interdisciplinaridade proporciona em sala de aula, seus conceitos e sua importância dentro do processo de ensino aprendizagem. Buscou-se como objetivo principal: retratar de que forma um trabalho interdisciplinar sobre a obra O Quinze poderia influenciar no processo de ensino-aprendizado na Educação de estudantes do Ensino Médio, trazendo a importância de um estudo literário incluindo outras áreas do saber de modo a fazer com que os alunos tenham uma visão ampla e crítica; e como objetivos específicos: Conceituar Interdisciplinaridade; discutir o seu papel no processo ensino-aprendizagem; fazer um estudo analítico sobre a Interdisciplinaridade com o ensino de Literatura; analisar na obra O Quinze de forma semântica, histórica, geográfica e sociológica e sua atuação enquanto metodologia interdisciplinar no processo de aprendizagem. Descreveu-se também nesta pesquisa, um breve histórico da Interdisciplinaridade no Brasil e no Mundo, paralelamente a alguns documentos legais que norteiam todo o sistema educacional brasileiro. Como fundamentação teórica, recorremos aos autores Fazenda (2008), Japiassú (1976), Libâneo (2017), dentre outros, para a construção de um pensamento reflexivo e de aprofundamento de um cenário interdisciplinar e o que se desdobra a partir dessa prática. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Prática Pedagógica. Didática. Literatura. Reflexão.
-
ItemAS VOZES DAS MINHAS ANCESTRAIS: A RESISTÊNCIA E A EXISTÊNCIA DA MULHER NA ESCREVIVÊNCIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO( 2023-07-20) SILVA, LARISSA PINHEIRO DAO presente trabalho objetiva-se analisar a resistência e existência da mulher negra dentro da escrevivência da autora Conceição Evaristo. Tem como principal objeto de análise o conto “Olhos D’água” (2019). Carrega a intensão elevar a discussão acerca do racismo, sexismo, machismo, que atinge as mulheres negras, e seu impacto para sua existência na sociedade. Considerando o papel da literatura como ferramenta para denúncia social, oportunizando voz às mulheres que eram oprimidas pela estrutura da sociedade, sobretudo nas causas das mulheres negras, apresento um relato autobiográfico sobre as minhas vivências de mulher negra e o enfrentamento do racismo e machismo na sociedade partindo do lugar que estou inserida. Como base para discursões trago Conceição Evaristo (2019), Angela Davis (2016), Sueli Carneiro (2003), Carolina Maria de Jesus (2014), Patrícia Hill Collins e Sirma Bilge (2021), entre outras. Com o intuito de desmistificar os preconceitos que cercam a existência da mulher negra, tentando ao máximo mostrar a realidade por trás de tantos anos de apagamento, através da minha experiência trazendo comigo minhas ancestrais e outras mulheres negras do meu convívio, trazendo Conceição Evaristo no centro dessas discussões. Palavras-chave: Conceição Evaristo; Literatura Afro-brasileira; Racismo.
-
ItemESSA CASA NÃO ME CABE: UMA ANÁLISE (AUTO)BIOGRÁFICA DO FEMINICÍDIO NOS CONTOS “VENHA VER O PÔR DO SOL” E “DOLLY”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES( 2023-07-20) ARAÚJO, NICOLE LORRANE LAGOA presente pesquisa é uma análise de um ponto de vista (auto)biográfico de dois contos da autora paulistana Lygia Fagundes Telles, “Venha ver o pôr do sol” (1970) e “Dolly” (1995), contemplando uma discussão com foco na ocorrência de feminicídio nas obras. Desse modo, esse trabalho está focado em uma necessidade de discorrer sobre as nuances da realização de um crime de gênero voltado contra as mulheres. Portanto, objetivo analisar a ocorrência de feminicídio nos contos supracitados e estendo para uma discussão (auto)biográfica. Para tal, o estudo tem como apanhado teórico principal: hooks (2019), Reis (2019), Santos (2018), Collins (2017), Adichie (2015). Além de minhas vivências, as dores da minha realidade tomam forma nas análises de modo a se entrelaçarem com o ficcional contido em parte da literatura engajada de Lygia Fagundes Telles, que traz como foco a narrativa existencial feminina. Palavras-chave: Feminicídio; Teoria feminista; Lygia Fagundes Telles.
-
ItemO PODER DA VOZ: uma análise da óptica abolicionista de Maria Firmina dos Reis no romance Úrsula( 2023-07-21) LIMA, FRANCISCA VALÉRIA DOS SANTOSO presente trabalho tem por objetivo identificar na obra Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, a forte expressão negra e afrodescendente dentro da literatura, evidenciando a voz que cada um mostra dentro do contexto do enredo, e como de fato, foi e é importante um olhar crítico para as gerações atuais e futuras. Uma vez que, contribuí para o reconhecimento da autora, mostrando o quanto sua visão de mundo estava além da sua época. Esta pesquisa visa dar ênfase na literatura brasileira, maranhense, e de uma autora que ressurgiu por causa de seus escritos, novamente descobertos, que não foram reconhecidos no período em que viveu, focando na trajetória de luta, tanto da mulher como escritora, como aos personagens que a mesma deu voz e vez, e que conseguiu ser reconhecido por diversos outros autores, onde fizeram e fazem evidência do protagonismo dos escritos de Maria Firmina, sendo admirada por sua luta e seu engajamento na sociedade, que era machista e escravocrata, além de trazer visibilidade para os problemas, que até hoje são vivenciados na sociedade. Desta forma, se faz necessário o estudo do da literatura do século XIX e o que se passava naquela época, compreender como foi retratado essa trajetória de escritos da autora, baseando-se por pesquisas bibliográficas e estudo qualitativo, utilizando a obra Úrsula como principal análise e alguns teóricos como Zahidé Lupinacci Muzart ,Eduardo de Assis Duarte, Antônio José Carvalho Dias de Abreu e entre outros estudos que foram catalogados e irão incrementar a pesquisa para a compreensão do fator histórico, literário e social. Portanto, esta pesquisa confirma que a forte expressão negra, africana na literatura trouxe grandes representações de força e engajamento cultural, e que a obra Úrsula de Maria Firmina foi a pioneira em enfatizar o quanto é necessário dar-se voz à experiência vivida por cada personagem negro e afrodescendente, valorizando a cultura e não deixando de lado que também são merecedores de respeito e liberdade de expressão. Palavras-chave: Literatura Maranhense. Literatura Brasileira. Afrodescendência.
-
ItemCORDEL EM SALA DE AULA: uma releitura do clássico Romeu e Julieta como ferramenta de fruição literária com alunos do 9º da escola municipal Eduardo Pereira Duarte em Açailândia-MA( 2023-07-21) SOUZA, ELISANGELA TEIXEIRA DE;SOUSA, GRAZIELA FELIZA presente proposta pedagógica tem por finalidade usar o cordel como ferramenta para a fruição literária, por meio de uma releitura de Romeu e Julieta do dramaturgo William Shakespeare com alunos do 9° ano vespertino da Escola Municipal Eduardo Pereira Duarte, no Bairro Pequiá em Açailândia, buscando o aprimoramento deles, no que diz respeito a formação de um aluno leitor. O gênero cordel se destaca principalmente pela sua versatilidade e atualmente tem sido usado para facilitar a compreensão e a leitura de clássicos da literatura por meio das adaptações. Para realização dessa proposta pedagógica foram utilizados alguns métodos de pesquisa, como a bibliográfica, qualitativa e pesquisa-ação, as quais contribuíram para atingir os objetivos, buscando intervir nas práticas de leitura. Para melhor compreensão da temática, esta proposta pedagógica é dividida em 4 partes, sendo elas: origem do cordel e suas características, o cordel na sala de aula, apresentação da obra escolhida e os resultados da aplicação na escola, e para isso, recorreu-se aos estudos de Marcia Abreu (2006), Rosilene Melo (2020), Marco Haurélio (2016), Rildo Cosson (2021), Marinho e Pinheiro (2012), monografias e artigos intrinsicamente relacionados com a temática. Palavras-chave: Literatura de Cordel. Romeu e Julieta. Fruição Literária. Leitura.
-
ItemREVOLUÇÃO ATRAVÉS DA LEITURA: DESPERTAR DE UM OLHAR CRÍTICO ATRAVÉS DO RAP COM ALUNOS DO 9º ANO NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA MA( 2023-07-21) OLIVEIRA, FRIDA DE JESUS;LUZ, REBECA DA SILVA MIRANDAO presente trabalho trata-se de uma proposta pedagógica que surgiu a partir das observações percebidas ao longo do estágio supervisionado do curso de Letras, em que foi possível detectar que os alunos não apresentavam interesse com relação às práticas de leitura. Dessa forma, buscamos entender os eventuais motivos que os levam a ter esse desinteresse e elaborar uma alternativa para despertar o gosto pela leitura. Como uma forma de chamar a atenção desses discentes, a nossa ideia foi inserir a música na sala de aula, fazendo algumas aproximações das temáticas presentes nas letras de rap e nos textos que foram apresentados, visando fazer com que eles entendessem a importância da leitura, provocando, assim, um olhar crítico sobre os temas abordados. Para a construção desse trabalho, fez-se o uso da pesquisa qualitativa e da metodologia pesquisa-ação, tendo como objeto de pesquisa uma turma do nono ano da rede pública do município de Açailândia-MA. O estudo se embasa em conceitos desenvolvidos por teóricos como Bezerra (2020), Collelo (2010), Cursino (2018), Foucambert (1994), Teperman (2015) e outros que foram essenciais para a elaboração do trabalho. Portanto, este projeto torna-se um importante aliado para o professor usar como um método para estimular o gosto pela leitura em seus educandos. Palavras-chave: Leitura; Rap; Olhar crítico.
-
ItemO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise dos conteúdos de literatura da 1a série do novo Ensino Médio( 2023-07-21) SILVA, GEANE DE MATOSEsta pesquisa traz uma reflexão acerca das propostas apresentadas pelo livro didático Multiversos de Língua Portuguesa da 1a série do novo Ensino Médio (CAMPOS; ODA, 2020), referente a abordagem da literatura para o novo modelo de ensino. Os mecanismos metodológicos usados para elaborar esta pesquisa desenvolvem-se com o objetivo de analisar o ensino de Literatura no novo ensino Médio e averiguar se a proposta do autor possui estímulo para o desenvolvimento de leitores proficientes. Assim, realizaremos um levantamento teórico sobre Literatura e o livro didático, e então, a análise do corpus, observando os seguintes pontos:. quantitativos dos textos literários presentes no livro; de que forma os gêneros literários estão sendo explorados; a valorização dos textos literários nas atividades propostas; distribuição dos conteúdos literários e sugestões de leituras literárias. Foi utilizado como embasamento teórico os estudos de Cosson (2020), Colomer (2007), Nascimento (2015), Ramos (2013),Perissé (2014), Rezende ( 2013), Silva (2021) entre outros. A partir da referida análise, foi constatado que a abordagem da literatura no livro em questão cumpre com as normativas da BNCC, mas o déficit de textos literários prejudica o hábito da leitura literária. E o livro apesar de ser instrumento fundamental na escola requer a mediação do professor caso contrário a contribuição da abordagem da literatura neste livro didático não oferecerá de forma significativa o desenvolvimento do leitor crítico e social. Palavras-chave: Literatura; Livro didático; Novo ensino Médio.
-
ItemCASO TED BUNDY: uma análise do discurso do serial killer( 2023-07-24) LIMA, ANTONIA JULIANE DA SILVAO presente artigo tem como objetivo principal ressaltar a Análise do Discurso (AD), como um fator primordial de pesquisa voltada para um testemunho de um dos maiores serial killers (assassinos em série) do mundo, o americano Theodore Robert Bundy, mais conhecido como Ted Bundy buscando assim, analisar sua postura linguística enquanto questionado acerca de seus crimes destacando traços comportamentais do indivíduo através de sua postura enquanto falante e dessa maneira, busca-se analisar seu posicionamento através de seu discurso durante a entrevista aqui elucidada. Dessa forma, analisa-se o sujeito enquanto ser social e ideológico através do que este profere durante seu discurso evidenciando a importância da Análise do Discurso (AD) dentro do testemunho de Bundy e sua contribuição na interpretação de suas condutas sendo como acervo de complemento de análises verbais e não verbais uma vez que a postura também envolve o discurso e é algo a ser discutido. Para tanto, utilizou-se a pesquisa exploratório-descritivo com base na análise do discurso dos depoimentos de Bundy, analisando entrevistas e falas de julgamentos. Por conseguinte, entende-se que a postura argumentativa de Ted é relevante para análise dentro deste trabalho pois este se coloca em uma posição de uma pessoa comum utilizando sua aparência carismática e bem apessoada em conjunto com sua eloquência ao proferir quaisquer discursos, mostrando tranquilidade extrema durante as entrevistas evidenciando-se através da convicção em suas alegações harmoniosamente com a confiança exacerbada, o que resulta ainda mais no seu propósito; alegar inocência utilizando de sua imagem seu discurso para tal. Palavras-chaves: Análise do Discurso; Ted Bundy; Testemunho.
-
ItemVENHA VER O PÔR DO SOL: uma abordagem crítica social do conto de Lygia Fagundes Telles com alunos do 9° ano da escola municipal Aulídia Gonçalves dos Santos em Açailândia- MA( 2023-07-24) SILVA, ELEZANE RODRIGUES;ALMEIDA, TÁCILLA VIANAA presente proposta pedagógica visou trabalhar o conto “Venha ver o pôr do sol” de Lygia Fagundes Telles em sala de aula com os alunos. O objetivo de se trabalhar com esse gênero teve por intuito instigar o hábito da leitura literária, por ser uma narrativa de característica curta, despertar a criticidade e reflexão. A proposta foi realizada por meio da pesquisa aplicada aos discentes do 9° ano "E" da Escola Municipal Aulídia Gonçalves dos Santos em Açailândia- MA. Sendo assim, para a elaboração do trabalho utilizou-se das pesquisas de cunho qualitativo, quantitativo e exploratório. No mais, os procedimentos foram as pesquisas de campo, bibliográfica e pesquisa-ação. Os autores base que fundamentaram a proposta pedagógica foram Damiana Carvalho (2015), Antonio Candido (2004), Rildo Cosson (2006, 2016) entre outros autores. Assim, a proposta pedagógica foi relevante para os discentes do 9o ano “E”, uma vez que por meio das aulas puderam ter esse contato com a literatura sob um outro viés, que visou não apenas apresentar, mas desse despertar para a leitura literária e mostrar a sua importância como um meio capaz de tratar das questões sociais. Portanto, o trabalho mostra-se pertinente à educação, em especial quando diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa e Literatura dentro da sala de aula, já que buscou-se trabalhar a interpretação textual e leitura literária. Palavras-chave: Leitura literária; Conto; Crítica social; Feminicídio.