TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemADUBAÇÃO ORGÂNICA E COBERTURA MORTA NA PRODUÇÃO DE ALFACE( 2023-10-17) ALVES, LARISSA AGUIARNo Brasil, a alface é a hortaliça folhosa mais plantada e de maior importância, gerando renda, principalmente, para agricultores familiares. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa para avaliar os efeitos da adubação com esterco bovino e a utilização de cobertura morta do solo na produção de cultivares de alface. O experimento foi conduzido por dois ciclos na Fazenda Santa Luzia, na zona rural do município de Estreito, Maranhão. Os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados, com três repetições, utilizando o esquema fatorial 2 × 2 × 2, referente a duas cultivares de alface (Gloriosa e Veneranda), ausência e presença de esterco bovino (40 t ha-1 17 ) e ausência e presença de cobertura morta do solo. Nos dois ciclos, semanalmente, foi avaliada a temperatura do solo e após a colheita foram obtidos: a massa fresca total e massa seca total da parte aérea das plantas, o número de folhas total e comercial, o índice de colheita e a produtividade comercial. Nos tratamentos com e sem cobertura morta a adição de esterco bovino proporcionou incrementos na massa fresca da parte aérea de 139,4% e 60,9%, respectivamente. A produtividade comercial da cultivar Gloriosa foi 27,2% e 44,7% superior à da cultivar Veneranda, no primeiro e segundo ciclo, respectivamente. O esterco bovino e cobertura morta do solo proporcionam incrementos nos componentes de produção das cultivares de alface. A cobertura morta do solo com resíduos vegetais reduz a temperatura edáfica. Palavras-chave: Lactuca sativa L.; Esterco bovino; Resíduos vegetais.
-
ItemALTERAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS NO SOLO EM INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA FLORESTA( 2023-10-17) BATISTA, FRANCINALDO SANTOSO uso intensivo da terra tem acelerado a perda da qualidade do solo, processo que pode ser evitado pela adoção de sistemas conservacionistas de produção, como o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF. Ressalta-se que no Sudoeste do Estado do Maranhão grande parte dos solos das propriedades rurais encontra-se degradados e em diferentes estádios de erosão, uma vez que têm sido explorados por décadas com pastagens implantadas sem a utilização de medidas conservacionistas, o que levou ao atual quadro de degradação e baixa produtividade. Objetivou-se com este trabalho salientar sobre a importância das alterações físicas e químicas no solo, em pastagens em integração lavoura-pecuária-floresta, na Amazônia maranhense. Foi realizada um levantamento bibliográfico com consulta a livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nos seguintes bases de dados: Google Acadêmico; Scielo e Portal de Periódicos Capes. Diante das condições de degradação das pastagens maranhenses e da ampla distribuição das matas de babaçu no estado do Maranhão, o uso de tecnologia poderia ser capaz de recuperar essas pastagens, abrangendo uma pecuária que seja economicamente produtiva e ecologicamente sustentável. Porém, pesquisas com esse tema se fazem necessárias para enfatizar sobre a eficiência dos benefícios para as propriedades físicas e químicas do solo nessa região. Palavras-Chave: matéria orgânica; sistemas integrados; fertilidade do solo.
-
ItemANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA PECUÁRIA DE CORTE: ALTERNATIVAS PARA O PEQUENO PRODUTOR RURAL MARANHENSE( 2023-10-17) REIS, LUCAS AQUINO DOSA pecuária brasileira nos últimos anos vem se destacando de forma positiva, com uma intensa produção de carne bovina, a função de produzir não está restrita apenas para grandes latifundiários, as pequenas propriedades rurais têm se destacado cada vez mais no agronegócio brasileiro, sobretudo na bovinocultura de corte que, serve como fonte de renda para muitas famílias que compõe a agricultura familiar. Com base no exposto, objetivou-se comparar as fases de criação de bovinos mais economicamente viável em propriedades de pequeno porte no Estado Maranhão. O trabalho consistiu em uma propriedade de 28 hectares localizada em Amarante do Maranhão/MA. Foi realizado um levantamento sobre a estrutura física da fazenda, insumos, mão de obra e disponibilidade de forragem. Diante do resultado do fluxo de caixa, serão estimados indicadores de viabilidade econômica. Os principais indicadores econômicos avaliados são o valor presente líquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) e o período de payback (PP). Os indicadores de avaliação econômica VPL, TIR e Período de “Payback” Simples e Descontado apresentaram atratividade financeira nas fases de cria e engorda, demostrando a importância do planejamento rural. Palavras-chave: fluxo de caixa; indicadores econômicos; pecuária.
-
ItemCULTIVO DO MOGNO AFRICANO (Khaya spp.): USOS, IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E PERSPECTIVAS DE MERCADO DA ATIVIDADE NO BRASIL.( 2023-10-06) GAIA, CARLA DE ASSISO Mogno Africano tem tido crescimento expressivo no mercado nacional e internacional. Conhecido por seu alto valor e madeira de qualidade excepcional, espécies do gênero Khaya como: K. ivorensis, K. anthotheca, e K. grandifoliola, estão cada vez mais populares por serem matéria prima para produção de móveis de alto padrão, construção de barcos e escadas. Essas espécies também apresentam diferentes utilidades não madeireiros (extrativos, cascas, folhas, frutos e sementes). Sabendo do crescimento do uso de mogno africano no mundo, especialmente no território nacional, o principal objetivo desse trabalho foi avaliar os diversos usos das espécies do gênero Khaya e seu crescimento econômico no mercado nacional, além de buscar assentir que essas mesmas variedades de uso tendem a crescer com o passar dos anos e agregar ainda mais no seu potencial econômico. Por meio de revisão bibliográfica foi possível coletar informações que se tornaram favoráveis e/ou positivas na busca de testar a hipótese de que as variedades de utilidade do Mogno tendem ter maior proporção e diversificação, o que eleva no seu valor econômico e os níveis de procura no mercado. Esse trabalho conclui que é possível considerar que além do seu valor agregado, os seus níveis de procura no mercado terão crescimento, consequentemente a sua produção também. Palavras-chave: K. ivorensis; utilidade; mercado nacional; potencial econômico.
-
ItemDENSIDADES POPULACIONAIS EM FEIJÃO-CAUPI PRODUZIDO EM IMPERATRIZ – MA( 2023-10-17) NUNES, LETÍCIA SILVAO feijão-caupi é uma cultura de grande importância econômica e alimentar, principalmente para a região Norte e Nordeste. Entretanto, a sua produtividade é limitada pelo baixo nível tecnológico e falta pesquisa sobre os melhores manejos da cultura, entre outros fatores. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar as densidades mais adequadas para o desenvolvimento do feijão-caupi buscando aumentar a sua produtividade. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizados com cinco tratamentos (densidades, diferentes): 111, 155, 200, 222 e 267 mil plantas/ ha-1 e quatro repetições. Cada parcela apresentou duas linhas de 2,0 m de comprimento e com espaçamento entre linhas de 0,50 m. A variáveis analisadas foram: Peso médio das vagens, comprimento de vagens, número de grãos, e produtividade em kg/ha-1. A densidade 222mil plantas/ha, seria o recomendado por apresentar melhor média na variável produtividade e médias satisfatórias nas demais variáveis analisadas quando observado os valores sem levar em consideração a significância. Palavras-chave: [Vigna unguiculata (L.) Walp)], Populações, Genótipo.
-
ItemDESEMPENHO AGRONÔMICO DE ALFACE E JILÓ EM CULTIVO CONSORCIADO ADUBADO COM ESTERCO BOVINO E COM COBERTURA MORTA DO SOLO( 2023-10-18) MARTINS, RAKELL MILHOMEM VASCONCELOSA consorciação de culturas é uma técnica que visa utilizar de forma eficiente as áreas de produção, diversificar as culturas e reduzir os riscos agrícolas. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o desempenho das culturas da alface e jiló em cultivo consorciado adubado com esterco bovino e cobertura morta do solo. Os tratamentos foram referentes aos cultivos da alface e do jiló solteiros e consorciados, sem e com cobertura morta, na ausência e presença da adubação com esterco bovino (40 t ha-1), distribuídos em blocos casualizados com três repetições. Para a cultura da alface, foi utilizada a cultivar Veneranda, para o jiló, a cultivar Morro Grande Verde-Escuro. Nas plantas de alface foram avaliadas a massa fresca total (g planta-1) e comercial da parte aérea das plantas (g planta-1), o índice comercial e a produtividade (g m-2). Na cultura do jiló foram avaliados a altura das plantas (cm planta-1), diâmetro do caule (mm planta-1), número de folhas por planta (folhas planta-1), número de frutos por planta (frutos planta-1), massa média dos frutos (g fruto-1), produção por planta (kg planta-1) e a produtividade (t ha-1). Semanalmente foi avaliado a temperatura do solo. A aplicação de esterco bovino ao solo estimula o crescimento das plantas de jiló e eleva a 26 produtividade das culturas da alface e do jiló em 52,66% e 29,02%, respectivamente. A cobertura morta do solo com restos vegetais proporciona redução de 16,59% da temperatura edáfica para a consorciação entre alface e jiló. O consórcio entre plantas de alface e jiló não afeta o desempenho agronômico das culturas. Palavras-chave: Solanum gilo; Lactuca sativa; Insumos orgânicos.
-
ItemDESEMPENHO PRODUTIVO DO FEIJÃO MANTEIGUINHA SOBRE DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM PORTO FRANCO – MA( 2023-10-06) SILVA, RAMON SOUSAO feijão caupi é uma cultura bastante importante, economicamente e socialmente para o Nordeste brasileiro. Porém, a sua produção para algumas localidades na região ainda é considerada baixa, devido a poucos trabalhos demelhoramento genético. Assim o objetivo do trabalho foi identificar as meljores densidades populacionais de feijão manteiguinha, visando melhor desempenho em duas áreas na cidade de Porto Franco-MA. O delineamento experimental utilizado doi inteiramente casualizados com seis densidades, diferentes:111, 155, 200, 222, 267 e 333 mil plantas/ha-¹ e quarto repetições. cada parcela apresentou duas linhas de 2,0 m de comprimento e espaçamento entre linhas de 0,50 m. As variáveis analisadas foram: peso médio das vagens, comprimento de vagens, número de grãos, acamamento, arquitetura e produtividade em kg/ha-¹. Para a fonte de variação densidades, verifica-se diferença significativa para produtividade, também se percebe que houve diferença significativa para a fonte de variação safras, para peso de grãos. Para a característica produtividade, verifica-se que a densidade 333 mil plantas/ha-¹ destacou-se das demais, apresentando a média de 619, 64 kg ha-¹, apresentando excelentes características de produção. Conclui-se que a população de 333 mil plantas/ha-¹, destaca-se da demais com média de 985, 02 kg ha-¹, sendo esta densidade recomendada para produzir feijão manteguinha em cultivo irrigado e sequeiro na cidade de Porto Franco-MA. Palavras-chave: Vigna unguiculata (L.) Walp; População de plantas; Genótipos.
-
ItemEFEITO DA HERBIVORIA DE SPODOPTERA FRUGIPERDA EM VARIEDADE DE SOJA DO ESTADO DO MARANHÃO SOBRE O DESEMPENHO DE BEMISIA TABACI( 2023-10-06) SILVA, DANIEL BARROSRespostas de defesa induzida em plantas devido à herbivoria são amplamente conhecidas, e tem mediado diversas interações entre os insetos e seus hospedeiros. Tem sido demonstrado que as respostas de defesa de uma planta não afetam somente a espécie do herbívoro atual, como também pode gerar respostas capazes de afetar outras espécies de herbívoros que coexistem ou que podem vir a explorar a mesma planta. Dessa forma, o trabalho tem por objetivo verificar as respostas passíveis de serem induzidas devido à alimentação de um inseto mastigador, a lagarta S. frugiperda e as consequências da resposta de defesa direta da planta sobre os aspectos biológicos de um inseto sugador, a mosca branca, B. tabaci. As moscas brancas foram criadas em plantas de soja não-Bt. As lagartas de S. frugiperda foram coletadas e estabelecida a criação em dieta artificial no laboratório de Entomologia. Plantas de soja não-Bt (TMG 1180 RR)(n=20) escolhidas ao acaso, foram infestadas com lagartas de 3° instar (por 3 dias) e o outro grupo (n=20) deixado sem infestação. Após danificadas, grupos de dez adultos de B. tabaci foram individualizados na face abaxial da folha de cada planta danificada pela lagarta ou em plantas limpas (sem danos), utilizando clipcages. Vinte e quatro horas após, as moscas e os clipcages foram removidas deixando dez ovos por planta (n=20). As avaliações foram realizadas diariamente observando-se duração e viabilidade das fases de ovo e ninfa. Foi demonstrado que prévia infestação de S. frugiperda parece não induzir mudanças na qualidade da planta para B. tabaci de modo a afetar negativamente sua biologia. Os resultados deste trabalho indicam que as defesas induzidas pela prévia infestação de S. frugiperda em plantas de soja não afetam negativamente os períodos e viabilidade de ovo e ninfa de B. tabaci. Palavras-chave: 1. Lagarta do cartucho; 2. Mosca branca; 3. Pragas.
-
ItemEFEITO DOS DIAS DE CORTE NAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO Panicum maximum CV. PAREDÃO COM NÍVEIS DE ADUBAÇÃO NITROGENADA NO PERÍODO DA SECA( 2023-10-17) BARROS, LUANA FERNANDESNo Brasil, a atividade mais utilizada para ocupação de área de fronteira agrícola é a criação de bovinos a pasto, devido ao baixo custo e maior eficiência. No que se refere à pecuária de corte, a maior parte da pecuária é basicamente criada a pasto, com falhas no manejo do pasto e baixa ou zero reposição de nutrientes, resultando no processo de degradação da área. O presente trabalho objetivou avaliar a produção do Panicum maximum cv. Paredão com diferentes intervalos de cortes (28 e 56 dias) com diferentes níveis de adubação nitrogenada (0, 100, 200, 300 e 400 kg de N ha-1.ano-1) no período da seca no município de Imperatriz – MA. O experimento foi realizado em delineamento em blocos casualizados, com 5 tratamentos e 4 repetições e dois intervalos de corte. Foi feito uma uniformização dos blocos antes do início dos experimentos a uma altura de 30 cm. Avaliaram-se o percentual de folha (%F), colmo (%C), produção de matéria seca (PMS), número de perfilho (NP), altura de planta (AL) e produção de matéria seca da folha (PMSF). A adubação nitrogenada não apresentou resposta significativa para os intervalos de corte (28 e 56 dias). O aumento de níveis de adubação nitrogenada não aumentou em nível significativo à produção de matéria seca. Palavras-chave: Nutrição, Produtividade, Volumoso.
-
ItemHERBÁRIO FITOPATOLÓGICO DE ESPÉCIES AGRÍCOLAS E FLORESTAIS DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO( 2023-10-18) LEITE, SARA STEFFANY CLAUDINOColeções fitopatológicas são ferramentas que colaboram para diagnosticar doenças das culturas agrícolas de determinada região, auxiliando assim na tomada de decisão sobre práticas sustentáveis de manejo. Essas coleções também são utilizadas para auxiliar professores em atividades em sala de aula, bem como em atividades de extensão para treinamentos e assistência técnica à agricultores. Associado a essas coleções, levantamentos de doenças podem ser realizados para as culturas de determinada região. Logo, o objetivo com esse estudo foi implementar uma coleção fitopatológica para o Laboratório de Fitopatologia do Centro de Ciências Agrárias da UEMASUL, materializando o levantamento da ocorrência de doenças em culturas agrícolas e florestais na Região Tocantina do Maranhão e adjacências. Para isso foram sido utilizadas amostras de órgãos de plantas com sintomas de doenças coletados na região de estudo. As diagnoses foram realizadas com base no quadro sintomatológico, revisão de literatura especializada, e análise microscópica laboratorial para observar sintomas e sinais dos patógenos. Após registro fotográfico dos sintomas, foram preparadas exsicatas, carpoteca e laminário. Assim, foram concluídas 54 diagnoses em plantasagrícolas e florestais. Dentre as doenças predominaram as de etiologia fúngica (90%). Além dessas Doenças, foram diagnosticados quatro casos de parasitismo por fitonematoide, uma doença de etiologia bacteriana, uma doença de etiologia virótica e um caso de alga. A cultura com maior frequência na diagnose de doenças (7,27%) foi o mogno africano (Khaya grandiofiola). A antracose foi a doença com maior ocorrência (20,37%) e os agentes etiológicos foram os fungos do gênero Colletotrichum (20,37%). Essa coleção é composta porfotografias digitais, exsicatas, lâminas para microscopia, frutos, caules e raízes preservados. Palavras-chave: Fitopatógenos; Diagnose; Exsicatas.
-
ItemHERBÁRIO FITOPATOLÓGICO VIRTUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO( 2023-10-11) CONCEIÇÃO, FLÁVIO HENRIQUE DANTASRESUMO O manejo de doenças de plantas depende da diagnose precisa. A diagnose começa com observação da planta para identificar sintomas e sinais. Essa é uma das atividades agropecuárias que podem usufruir do desenvolvimento tecnológico. Acompanhando o apogeu tecnológico, a digitalização começou a ser implantada na agricultura a partir da década de 80. Em meados da década de 90 com a chegada da internet, aconteceu o maior acesso a informatização. Nesse sentido, a utilização de bancos de imagens como auxílio ao produtor para a identificação de doenças, vem sendo cada vez mais difundida. Nesse contexto, há a criação de herbários fitopatológicos virtuais que consiste em disponibilizar na internet as imagens e informações relacionadas às doenças de plantas. Todavia, a disponibilidade de um banco de imagens de doenças das culturas típicas da região Tocantina do Maranhão ainda não é realidade. Logo, o objetivo com este projeto foi a criação um website contendo herbário virtual das principais doenças de espécies agrícolas e florestais da Região Tocantina do Maranhão. Entre os dias 09/11/2023 e 05/07/2023 após a divulgação do herbário, ocorreram 851 visualizações de diversas partes do Brasil e diversos países. Assim, o herbário virtual tem cumprido sua função social de troca de saberes entre a universidade e comunidade, bem como função didático e cientifica, e direcionamento de políticas públicas de assistência técnica e financeira. Logo, esse herbário e website irão proporcionar informações confiáveis e de fácil acesso, contribuindo para o manejo correto, sustentabilidade econômica, social e ambiental. Palavras-chave: Doenças de plantas; diagnose; informatização.
-
ItemIDENTIFICAÇÃO DE GENÓTIPOS DE SOJA TOLERANTES À SECA PRODUZIDOS NO MARANHÃO.( 2023-10-06) BRITO, KAINAN RIEDSON OLIVEIRAA cultura da soja apresenta-se como uma relevante importância econômica em muitos países, ocupa posição de destaque na economia brasileira, justificando a necessidade de pesquisas. Considerando que grande parte das áreas de cultivo com a cultura são feitas sem o uso de irrigação, os riscos no processo produtivo são elevados em função das restrições hídricas. Assim, o objetivo deste trabalho é selecionar genótipos de soja com resistência a diferentes níveis de estresse hídrico. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com três genótipos e três tratamentos, em cinco repetições. As sementes foram plantadas em vasos plásticos de 7,5dm3 preenchidos com solo. A adubação de base foi realizada no mesmo dia do plantio. As plantas foram irrigadas pela manhã e tarde. Os tratamentos foram: tratamento irrigado, seca moderada com irrigação a cada seis dias e seca severa com irrrigação a cada 12 dias. Após 24 dias foi realizado a coleta das plantas em cada tratamento para avaliação dos seguintes parâmetros: altura da planta; diâmetro do caule; número de folhas e número de folíolos. Posteriormente, as plantas foram retiradas do solo e lavadas com água destilada para medição do comprimento das raízes e, divididas em raiz, caule e folha para a determinação da massa fresca e massa seca. Após as análises, foi observado que o estresse hidrico éum fator que prejudica drasticamente o desenvolvimento das plantas. O genótipo TMG2383 IPRO obteve resultados significativos em relação as condições de ambiente a partir dos parâmetros analisados. Os genótipos FT4 I PRO E SYN IPRO mostraram-se resistêntes a falta de água, mas o desenvolvimento da planta durante a fase reprodutiva foi afetado, reduzindo o diâmetro do caule, altura da planta, número de folhas e folíolos. O genótipo TMG2383 I PRO dentre os analisados, foi que obteve melhor desenvolvimento, mostrando- se resistente a baixa disponibilidade hídrica. Palavras-chave: Glycine max (L) Merrill. Cultivares. Resistência ao estresse hídrico.
-
ItemINFLUÊNCIA DOS DIAS DE CORTE NAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS E PRODUTIVAS Panicum maximum CV. MG12 Paredão NA TRANSIÇÃO ÁGUA – SECA.( 2023-10-06) MENDONÇA, ANDRESSA SOUSAA criação de gado de corte no Brasil em sua maioria é realizada utilizando o sistema extensivo, ou seja, tendo o pasto como fonte de energia e proteína, sem suplementação alimentar. Esse sistema tem por desafio ofertar uma quantidade adequada de forragem para cumprir com as exigências do animal e, ao mesmo tempo, garantir a sobrevivência da espécie forrageira pastejada. Uma característica da produção de bovinos a pasto é a sazonalidade da produção de forragem, que favorece oscilações no fornecimento de nutrientes aos animais, em específico na época da seca em que ocorre a diminuição da qualidade nutricional do pasto. A cultivar MG12 Paredão, tem como principal característica a alta produção de forragem, com folhas bastante compridas e largas. Este trabalho tem por objetivo avaliar diferentes níveis de adubação nitrogenada (0, 100, 200, 300 e 400 kg ha-1 ano-1) do Panicum maximum cv Paredão MG 12 e a influência dos dias de corte, 28 e 56 dias, durante os períodos de águas e seca. Foram feitas três coletas comparativas referentes as idades de corte em delineamento inteiramente casualizado com fatorial 5 x 2 e duas repetições, onde cada parcela possuía uma área de 12m2. De acordo com os resultados obtidos, na época das águas o corte de 28 dias com adubação nitrogenada de 400 kg ha-1 obteve a maior produção com 10600,0 PMS ha-1. E na época da seca o corte de 56 dias apresentou maiores alturas e produção de matéria seca. Sendo Assim, conclui-se que na época das águas favorece o corte de 28 dias com adubação de 400 kg/ha de nitrogênio, o corte de 56 dias no período chuvoso pode ser utilizado como alternativa para pastejo diferido, reserva de volumoso e produção de silagem, sendo também favorecido na época da seca. A adubação nitrogenada não influenciou as características estruturais e produtivas na época da seca.
-
ItemMANEJO DE CAPIM-CAPETA (Sporobolus indicus) EM ÁREAS DE PASTAGEM( 2023-10-06) LIMA; FERNANDO RAMOSO presente trabalho teve como objetivo analisar as diferentes formas de manejo do Capim-capeta (Soporobolus indicus), nas áreas de pastagens, levando em consideração os inúmeros métodos existentes e a eficácia de cada um deles. Para realizar o estudo escolheu-se a revisão bibliográfica, utilizando-se o método dedutivo, abordagem qualitativa e análises descritivas. Apesar da escassez de trabalhos tratando do tema, percebe-se que não existe um método eficiente de controle, que possa ser utilizado de forma isolada, já que essas plantas possuem características muito específicas que podem transformá-las em verdadeiras pragas nas pastagens. Nesse sentido, como resultado, percebe-se que a integração entre diferentes métodos pode ser a melhor alternativa para um controle eficiente dessas plantas daninhas. Dentre esses métodos estão o mecânico, o químico e até o biológico, que não é tão utilizado. Também foi possível perceber a importância de um bom manejo do solo como forma de prevenir o aparecimento e disseminação dessas ervas, que tanto prejuízo trazem aos produtores. Palavras-chave: Sporobolus indicus. Capim-capeta. Manejo. Pastagens.
-
ItemO USO DO TRICHODERMA COMO AGENTE DE CONTROLE BIOLÓGICO DO TOMATEIRO (revisão bibliográfica)( 2023-01-09) SILVA, ANDRESSA PINTO DARESUMO O presente trabalho de conclusão de curso visa discorrer sobre o uso do trichoderma como agente de controle biológico do tomateiro, onde sua comercialização iniciou-se na América do Sul e foi aumentando de forma significativa por todo mundo. Atualmente os maiores produtores de tomate do Brasil são os estados: Goiás, São Paulo e Minas Gerais. O tomate é rico em vitamina C, potássio e vitamina K1. Seu cultivo é complexo por necessitar de alguns cuidados especiais com a temperatura do ambiente, as regas e a preparação do solo. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é destacar qual a importância do cuidado especializado do tomateiro a luz de uma pesquisa investigativa principalmente em documentos específicos sobre o assunto em questão. Para a realização deste estudo foi feito uma pesquisa em artigos científicos, publicações de periódicos e sites específicos sobre agronomia, por meio do Google Acadêmico e Scielo. Com objetivos específicos temos o intuito de apresentar os elementos que fazem parte da composição do tomateiro, bem como, conhecer as principais doenças que atinge as plantações de tomate em toda produção de grande escala e por fim, apresentar o potencial que trichoderma tem de controlar doenças do tomateiro. Palavra-chave: Biocontrole; Tomate; Trichoderma.
-
ItemO USO DO TRICHODERMA COMO AGENTE DE CONTROLE BIOLÓGICO DO TOMATEIRO (revisão bibliográfica)( 2023-10-06) SILVA, ANDRESSA PINTO DAO presente trabalho de conclusão de curso visa discorrer sobre o uso do trichoderma como agente de controle biológico do tomateiro, onde sua comercialização iniciou-se na América do Sul e foi aumentando de forma significativa por todo mundo. Atualmente os maiores produtores de tomate do Brasil são os estados: Goiás, São Paulo e Minas Gerais. O tomate é rico em vitamina C, potássio e vitamina K1. Seu cultivo é complexo por necessitar de alguns cuidados especiais com a temperatura do ambiente, as regas e a preparação do solo. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é destacar qual a importância do cuidado especializado do tomateiro a luz de uma pesquisa investigativa principalmente em documentos específicos sobre o assunto em questão. Para a realização deste estudo foi feito uma pesquisa em artigos científicos, publicações de periódicos e sites específicos sobre agronomia, por meio do Google Acadêmico e Scielo. Com objetivos específicos temos o intuito de apresentar os elementos que fazem parte da composição do tomateiro, bem como, conhecer as principais doenças que atinge as plantações de tomate em toda produção de grande escala e por fim, apresentar o potencial que trichoderma tem de controlar doenças do tomateiro. Palavra-chave: Biocontrole.Tomate.Trichoderma.
-
ItemPERCEPÇÃO DOS AGRICULTORES DE IMPERATRIZ-MA QUANTO A OCORRÊNCIA DE FITONEMATOIDES NA CULTURA DO COENTRO( 2023-01-10) SILVA, ERIKA BEZERRARESUMO O coentro (Coriandrum sativum L.) é uma hortaliça/condimento de ciclo curto, bastante consumida e utilizada na culinária brasileira. Um dos principais fatores que limitam o desenvolvimento dessa hortaliça, entre outras, é a ocorrência depragas e doenças, e dentreessas estão os fitonematoides causando danos e perdas. A falta de conhecimento fitopatológico por parte dos agricultores e profissionais agrava e restringe o manejo preventivo das doenças de plantas nas lavouras. Analisar o perfil do conhecimento fitopatológico desse público pode auxiliar para o direcionamento dessas práticas de manejo, como por exemplo a diagnose precoce. Logo, objetivo com esse estudo foi caracterizar a percepção dos agricultores de Imperatriz - MA em relação a ocorrência de fitonematoides, danos causados à cultura do coentro, e práticas de manejo utilizadas. Foi aplicado um questionário a 26 produtores de coentro. Esse questionário foi constituído por perguntas objetivas e discursivas. As perguntas foram organizadas em duas seções, sendo a primeira para caracterização da área e sistema de cultivo, e a segunda para avaliação do conhecimento fitopatológico dos produtores. Verificamos que 77,6% dos produtores entrevistados podem ser considerados pequenos produtores, . Verificamos que 77,6% dos produtores entrevistados podem ser considerados pequenos produtores de acordo com a CMN (Conselho Monetário Nacional). Além do coentro, esses também utilizam a área para cultivo de outras hortaliças a mais de 3 anos, destinadas a comercialização local e para outros estados próximos. A maioria dosprodutores entrevistados (53%) nunca fizeram análise químicos do solo e utilizam adubaçãoorganomineral para o cultivo das hortaliças. Para o cultivo, 8% dos agricultores compartilham ferramentas, maquinários, implementos com outros produtores. Em relação ao conhecimento fitopatológico, 96% dos entrevistados afirmaram conseguir diferenciar plantas doentes de plantas sadias, mas em relação aos fitonematoides, apenas 23% dos produtores afirmaram desconhecer esses fitopatógenos. Todos os que identificaram nematoides nas plantas descreveram como principais sintomas a presença de galhas, sistema radicular reduzido e redução da produtividade entre 20 e 40%, podendo chegar a mais de 80%. Em relação ao manejo dos fitonematoides, 69% dos produtores relataram uso de defensivos químicos industrializados, 38% usam práticas culturais e apenas 15% utilizam práticas de manejo físico. No entanto, 27% dos produtores afirmaram não receber nenhum tipo de assistência técnica. Esses resultados caracterizam o perfil do conhecimento fitopatológico dos produtores de coentro da região Tocantina do Maranhão e potencial que fitonematoides tem em reduzir a produtividade da cultura na região por serem negligenciados pela maioria dos produtores e consumidores. Caracteriza-se também uma demanda por assistência política, técnica e pedagógica. Palavras-chave: Levantamento, conhecimento, Coriandrum sativim L, fitonematoides, produtores.
-
ItemPERFIL DE PISCICULTORES DA REGIÃO SUDOESTE MARANHENSE( 2022-10-28) OLIVEIRA, ISABELA SILVA DENos últimos anos, o Estado do Maranhão vem sendo destaque no cultivo de peixes de água doce. Entretanto, é perceptível uma grande carência de informações na literatura sobre os produtores de piscicultura da região maranhense, além de pouca assistência técnica acessível e barata para os proprietários de pequeno porte. Assim, o objetivo do trabalho foi traçar o perfil de piscicultores em 14 municípios do Sudoeste do Maranhão. Desta forma, foi realizado um levantamento em 2022, sobre 20 áreas individuais de produção de peixes. A produção dos proprietários utiliza, em sua maioria, tanques escavados, com finalidade de comercialização e subsistência, em regime semi-intensivo. Ao analisar a atividade e a produtividade dessa região, afirma-se que o peixe Tambaqui foi o grande protagonista, mesmo a Tilápia sendo a espécie mais cultivada no Brasil inteiro. Os produtores relataram que não há grande variedade no momento da compra de recursos essenciais para piscicultura (como alevinos e rações comerciais) na região maranhense. Foi relatado por 100% dos produtores entrevistados que a falta de assistência técnica especializada em piscicultura é o principal entrave da produção, impossibilitando o investimento em espécies exóticas além da tilápia e da panga no cultivo maranhense. Palavras-chave: Aquicultura; pesca; Colossoma macropomum; peixes nativos.
-
ItemSISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA COMO ALTERNATIVA PARA RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS( 2023-10-17) SOUSA, LUCAS RUAN ARAÚJOA degradação do solo, com consequenteredução de produtividade das pastagens é um desafio que tem preocupado pesquisadores e produtores do Brasil todo. Solo esgotado, plantas invasoras, dentre outros problemas dessa natureza são algumas das dificuldades enfrentadas pelo homem do campo. Nesse sentido, a integração lavoura-pecuária se mostra como uma alternativa econômica e ambientalmente viável. Assim sendo, o presente trabalho teve como objetivoestudar a possibilidade de se utilizar a integração lavoura-pecuária na recuperação de pastos degradados. Quanto à metodologia, tratou-se, de um estudo bibliográfico, em forma de Revisão de Literatura, com abordagem qualitativa, método dedutivo e análises descritivas. Como resultado,percebeu-se que essa integração além de vantajosa para a sociedade e para os produtores, traz também benefícios para o meio ambiente. Dessa forma, com a integração, há maior diversidade de produção, com reduçãodos impactos causados pelas oscilação de mercado, além de aumentoda fertilidade do solo, com consequente aumento da produtividade e dos lucros. Contudo, conclui-se que, para que estes benefícios sejam alcançados é necessária a utilização de tecnologias adequadas, assistência técnica especializada e mais pesquisas a esse respeito, tendo em vista os grandes benefícios que essa técnica pode trazer a todos os envolvidos. Palavras-chave: Produtividade. Solo. Degradação. Agropecuária.
-
ItemSOLARIZAÇÃO DO SOLO PARA MANEJO DE FITONEMATOIDES NA CULTURA DO COENTRO( 2023-10-18) VASCONCELOS, PEDRO HENRIQUE MONTEIRO DE CARVALHOA cultura do coentro pode ser acometida por diversas doenças, destacando-se os fitonematoides. Esses causam redução da produtividade e perdas ao produtor, logo, requerem práticas de manejo. Entre as práticas de manejo de fitonematóides, temos a solarização do solo. Considerando a importância do cultivo de coentro e o clima tropical com temperaturas elevadas na Região Tocantina do Maranhão, há potencial para uso da técnica de solarização para o manejo de fitonematoides. Logo, o objetivo com esse estudo é estimar o tempo ideal da solarização do solo para o manejo de fitonematoides na cultura do coentro, além de avaliar a produtividade da cultura em função do tempo de solarização do solo. O experimento foi realizado em um canteiro onde foram delimitadas parcelas experimentais e estas foram cobertas com filme de polietileno transparente. Os tratamentos foram constituídos por tempos de solarização: 0; 7; 14; 21; 28; 35 e 42 dias, organizados em delineamento em blocos casualizados com três repetições. Ao final do ciclo da cultura, foi realizada a avaliação da população final dos fitonematoides associadas as raízes das plantas e no solo, e a produtividade da cultura. Concluiu-se que houve redução linear da população de fitonematoides associados às raízes das plantas à medida que aumentou o tempo de solarização do solo, e consequentemente houve aumento da produtividade da cultura. Os valores mínimos da população de fitonematoides e valores máximos de produção e produtividade foram obtidos com tempo médio de solarização de 34 dias. Palavras-chave: Coriandrum sativum. Meloidogyne. Produtividade.