Cursos de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Cursos de Graduação por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA Importância da Padronização das Técnicas Hematológicas no Laboratório Clínico Veterinário( 2023-03-10) REIS, BRENDA MARIA EMANUELA SILVARESUMO Os clínicos médicos veterinários rotineiramente necessitam de exames que os auxiliem na suspeita clínica do animal, complementando sua anamnese e exame físico. Com isso, o laboratório de análises clínicas vem como um suporte direto ao médico veterinário no diagnóstico e acompanhamento do paciente, sendo o setor de hematologia o mais requisitado diariamente. Em contra partida, algumas falhas podem ocorrer durante as fases de processamento dos exames, sendo elas a fase pré analítica, analítica e pós analítica. Logo, é de suma importância ter conhecimento sobre a padronização, afim de evitar e reduzir as possíveis intercorrências nos resultados obtidos nas três fases do processo. O presente estudo consiste de uma pesquisa descritiva qualitativa a partir da coleta de informações de fontes secundárias, que foram filtrados de plataformas digitais científicas, sendo elas o período CAPES, Science Direct, SciELO, google acadêmico, livros e manuais de patologia clínica. Diante disso, o estudo possui por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a padronização laboratorial no setor de hematologia. Palavras-chave: Hematologia. Processamento. Análises Clínicas.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO ANESTESISTA EM UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO NA MEDICINA VETERINÁRIA:( 2023-09-01) SANTOS, KARINE LETÍCIA DE OLIVEIRARESUMO A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o espaço dedicado a pacientes cuja assistência hospitalar merece ser aplicada de modo mais assertivo, à disposição de vários equipamentos. Na medicina humana este setor deve ser composto obrigatoriamente por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Em contrapartida, as literaturas brasileiras relativas à medicina veterinária, não apontam uma regulamentação oficial que determine quais especialistas devem estar presentes constantemente na sala de UTI, como na medicina humana. Ao atrelar o intensivismo e a ciência veterinária, é notória a importância do médico veterinário anestesista, que possui grandes habilidades neste âmbito. Perante o exposto, objetivou-se fundamentar teoricamente a importância dos conhecimentos do médico veterinário anestesista na UTI. Foi realizada uma revisão integrativa composta por estudos de caso e artigos de pesquisa, publicados nos últimos cinco anos (2017-2022), nas plataformas PubMed, ScienceDirect e CAPES. Ao final da filtragem dos artigos pelos critérios de inclusão e exclusão, restaram 20 trabalhos, que foram selecionados para a elaboração desta monografia. Constatou-se que com base nas literaturas atuais, o anestesista veterinário dispõe de habilidades fundamentais na UTI, devido a estreita relação entre o seu preparo com o de intensivistas. Palavras chave: Especialistas. Intensivismo. Cuidados.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO BEM-ESTAR ANIMAL NA AVICULTURA COMERCIAL – REVISÃO DE LITERATURA( 2024-03-25) ROCHA, KAMILLA FONTESRESUMO A avicultura é uma das atividades de maior notoriedade dentro da economia brasileira, ocupando posições de liderança no mercado mundial. A cadeia avícola compreende diversas fases até o produto chegar ao consumidor, é neste contexto que o bem-estar animal deve ser inserido, visando estabelecer sistemas que sejam capazes de ofertar melhor qualidade de vida para esses animais, indicando a relação existente entre o bem-estar, estresse e comportamento das aves. O sistema de bem-estar é formado por uma série de técnicas de manejo que vão das fases iniciais às finais, tais como: iluminação, nutrição, densidade do alojamento, cama aviária e debicagem. O objetivo deste trabalho é reconhecer os ganhos advindos das práticas de bem-estar animal nas diferentes fases da avicultura comercial. A metodologia aqui utilizada está alicerçada em uma revisão de literatura tendo como base autores e manuais de referência para a formulação deste estudo. Para que se tenha êxito no sistema de bem-estar na avicultura comercial, o produtor precisa oferecer condições para que as aves possam se adaptar de maneira segura ao ambiente de forma física e psicológica, garantindo assim o bem-estar para essas aves, e consequentemente obtendo uma produção eficiente. Palavras-chave: aves, enriquecimento ambiental, manejo, produção.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL NO BEM-ESTAR DE PRIMATAS DO GÊNERO Sapajus sp. (MACACO-PREGO) EM CATIVEIRO( 2023-07-26) BANDEIRA, KARINE SILVAAnimais que vivem em cativeiro geralmente passam por situações na qual os impedem de executar atividades em que estão altamente dispostos a realizar, desencadeando sofrimento no indivíduo que pode gerar estados emocionais desagradáveis, como fome, medo, dor e tédio. Quando as condições de cativeiro se encontram inapropriadas, os animais cativos tendem a demonstrar comportamentos anormais, patológicos, neuróticos e estereotipias. Diante deste problema, o enriquecimento ambiental serve como forma de melhorar a qualidade de vida dos animais em cativeiro, o que acarreta em uma série de medidas que modificam os aspectos físicos e sociais promovendo o bem-estar animal, podendo ser dividido em enriquecimento físico, sensorial, cognitivo, social e alimentar. O objetivo deste trabalho é relatar a importância do enriquecimento ambiental no bem estar de primatas do gênero Sapajus sp. (macaco-prego) em cativeiro. O presente trabalho se trata de uma revisão de literatura sobre a importância do enriquecimento ambiental no bem-estar de primatas do gênero Sapajus sp. (macaco-prego) que vivem em cativeiro. As fontes utilizadas para elaboração do inventário de artigos foram coletadas em plataformas como: Google Acadêmico, Scielo, ScienceDirect, PubMed, além de buscas em livros relacionados ao tema. Palavras-Chave: animais cativos, comportamento, estereotipias, primatas.
-
ItemA INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO PRESERVATIVO COM ARSENIATO DE COBRE CROMATADO (CCA) NA ESTRUTURA ANATÔMICA E PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS DA MADEIRA DE PARICÁ (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby)( 2023-03-22) SANTOS, DIANA NERES DOSRESUMO Paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby) é uma Fabaceae pioneira nativa da Amazônia que apresenta rápido crescimento e uniformidade do fuste. Esta espécie é recomendada para reflorestamento e recuperação de áreas degradadas e vem demonstrando boa trabalhabilidade no setor florestal, sendo comparada ao uso de espécies como eucalipto e pinus. A sua produção tem crescido exponencialmente bem como as áreas de florestas plantadas no Brasil. O emprego na área da construção civil principalmente na produção de painéis de compensados mostra resultados positivos, demonstrando ser uma espécie promissora para o setor florestal. O presente trabalho objetivou realizar a comparação entre madeiras tratadas e não tratadas com Arseniato de Cobre Cromatado (CCA), através da descrição anatômica das estruturas da planta bem como de testes físicos e ensaios mecânicos com a madeira de paricá. Os ensaios mecânicos e testes físicos foram realizados no laboratório de Estruturas e de Materiais de Construção da UEMASUL campus Açailândia e a descrição anatômica no laboratório de microscopia da UEMASUL campus Imperatriz. Para a realização dos cortes anatômicos os corpos de prova foram amolecidos por meio de uma solução de glicerina (12,5%) e água destilada (37,5%) preparadas em um becker e armazenados em estufa à 60 °C e posteriormente cortados a mão livre com auxílio de lâminas comerciais, e fixados observados e fotografados no microscópio. Para determinação de teor de umidade e densidade aparente foi mensurada as dimensões dos corpos de provas (CPs) com um paquímetro analógico STORM. Em seguida os CPs foram acondicionados em estufa de secagem a temperatura média de 103 ± 2º C. As massas foram obtidas através de pesagem com o auxílio de balança de precisão até uma variação abaixo ou igual a 0,5% entre dois resultados seguidos. Os resultados médios obtidos mostram que não houve diferença significativa entre amostras tratadas e não tratadas tanto entre fotomicrografias observadas dos cortes anatômicos quanto nos valores obtidos nos testes físicos e ensaios mecânicos. Palavras-chave: Agentes xilófagos; densidade aparente; planta; umidade.
-
ItemA PERCEPÇÃO DOS PACIENTES DA APAE DE IMPERATRIZ – MA SOBRE A EQUOTERAPIA: UM ESTUDO QUALITATIVO( 2025-08-13) BÁRBARA DE ARAÚJO SILVAEste trabalho teve como objetivo compreender a percepção dos pacientes da APAE de Imperatriz-MA em relação à equoterapia, explorando suas expectativas, experiências e opiniões sobre os benefícios desse método terapêutico. A pesquisa também buscou analisar os possíveis impactos sociais, econômicos e culturais que a retomada da equoterapia pode trazer para a cidade. Os dados revelaram que a maioria dos participantes possui ensino médio completo e vive com até dois salários mínimos, o que indica um público com potencial de compreensão, mas com limitações de acesso, sobretudo se o tratamento não for gratuito ou subsidiado. Além disso, quase metade dos participantes não conhecia a equoterapia, o que mostra a necessidade de estratégias de divulgação e informação. Apesar do desconhecimento inicial, a receptividade ao tratamento foi alta: 72% afirmaram que fariam ou provavelmente fariam a terapia, e 82% acreditam que muitos pacientes se beneficiariam com a sua implementação. Aqueles que não adeririam ao tratamento citaram principalmente medo de cavalos, falta de informações ou limitações físicas. Para enfrentar essas barreiras, foram desenvolvidas ações de educação em saúde durante o período de pesquisa, por meio da distribuição de panfletos, uso de banner explicativo e orientações presenciais na sala de espera da APAE. Essas ações ajudaram a ampliar o conhecimento da comunidade sobre a equoterapia. Conclui-se que a equoterapia tem grande potencial de impacto positivo em Imperatriz-MA, desde que acompanhada de políticas públicas que garantam acesso, informação e integração com iniciativas de saúde e inclusão social.
-
ItemABATE CLANDESTINO DE BOVINOS E SEUS RISCOS PARA A SAÚDE PÚBLICA( 2023-03-20) PINTO, EDUARDO ROQUEO abate clandestino de bovinos é uma prática ainda muito elevada dentro do território brasileiro, sendo um tipo de ação que não condiz com os novos hábitos e exigências pelos quais os consumidores dos dias atuais buscam, além disso, tal prática pode trazer inúmeros problemas desde prejuízos econômicos até relacionados à saúde de umindivíduo ou até mesmo de um grupo social. Dessa forma, o abate clandestino traz parasociedade grandes problemas, podendo ser de origem econômica, crise de saúde e aumento de gastos públicos. Por ser um País com grande extensão territorial e diversaspessoas se encontram em níveis elevados de pobreza, o abate clandestino se torna umaatividade mais prática e ao mesmo tempo mais barata em regiões carentes, principalmente em cidades pouco desenvolvidas. Ademais, a falta de conhecimento doscomerciantes, da população, e a falta de fiscalização são alguns dos fatores que ocasionam o abate clandestino ser ainda uma realidade atual. Com base no exposto, o estudo foi desenvolvido em forma de estudo bibliográfico. Ao qual os resultados foramexpostos de forma qualitativa por meios informações. Como isso, este trabalho tem como objetivo discutir o abate clandestino e seus riscos para a saúde humana. No desenvolvimento foram abordados: Inspeção sanitária, Inspeção ante mortem e post mortem, principais condenações de carcaças em frigoríficos e zoonoses. Portanto, o médico veterinário tem um papel importante no combate ao abate clandestino de bovinos, possuindo um papel crucial para diminuição cada vez maior desse problema. Palavras chaves: Abate. Clandestino. Inspeção. Bovinos e Saúde.
-
ItemAÇÕES DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA NO CONTROLE DA FELV E FIV ALIADO A COMPREENSÃO DA SITUAÇÃO ATUAL EM IMPERATRIZ-MA( 2025-08-13) MEDEIROS, RAIZA DE SÁA leucemia felina e a imunodeficiência felina são doenças virais de relevância na medicina veterinária, sobretudo em relação aos felinos. Este trabalho teve como objetivo promover ações de educação sanitária no controle do FeLV e FIV além de compreender o cenário atual destas retroviroses em Imperatriz-MA. A pesquisa utilizou como metodologia a coleta de dados em sete clínicas veterinárias, no período de 2020 a 2025. Além disto, foram realizadas ações de educação sanitária em conjunto com coleta de informações a respeito do perfil dos animais envolvidos. O levantamento do perfil dos animais, demostrou que felinos filhotes e jovem adultos (37,60% e 46,15% respectivamente), macho (63,54%), não vacinados (97,18%) e com acesso à rua (63,93%) tiveram maiores riscos de desenvolverem a doença. Os resultados indicaram que há pouco conhecimento a respeito dessas doenças por parte da população estudada sobre a FeLV e FIV, o que pode contribuir para a manutenção dessas doenças. As ações se mostraram um método fundamental diante a conscientização da comunidade. Conclui-se que aplicação de ações de educação sanitária aliada ao conhecimento do perfil do animal ajudam a reduzir futuras infecções e auxiliar no manejo dos felinos infectados.
-
ItemADUBAÇÃO ORGÂNICA E COBERTURA MORTA NA PRODUÇÃO DE ALFACE( 2023-10-17) ALVES, LARISSA AGUIARNo Brasil, a alface é a hortaliça folhosa mais plantada e de maior importância, gerando renda, principalmente, para agricultores familiares. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa para avaliar os efeitos da adubação com esterco bovino e a utilização de cobertura morta do solo na produção de cultivares de alface. O experimento foi conduzido por dois ciclos na Fazenda Santa Luzia, na zona rural do município de Estreito, Maranhão. Os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados, com três repetições, utilizando o esquema fatorial 2 × 2 × 2, referente a duas cultivares de alface (Gloriosa e Veneranda), ausência e presença de esterco bovino (40 t ha-1 17 ) e ausência e presença de cobertura morta do solo. Nos dois ciclos, semanalmente, foi avaliada a temperatura do solo e após a colheita foram obtidos: a massa fresca total e massa seca total da parte aérea das plantas, o número de folhas total e comercial, o índice de colheita e a produtividade comercial. Nos tratamentos com e sem cobertura morta a adição de esterco bovino proporcionou incrementos na massa fresca da parte aérea de 139,4% e 60,9%, respectivamente. A produtividade comercial da cultivar Gloriosa foi 27,2% e 44,7% superior à da cultivar Veneranda, no primeiro e segundo ciclo, respectivamente. O esterco bovino e cobertura morta do solo proporcionam incrementos nos componentes de produção das cultivares de alface. A cobertura morta do solo com resíduos vegetais reduz a temperatura edáfica. Palavras-chave: Lactuca sativa L.; Esterco bovino; Resíduos vegetais.
-
ItemALTERAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO PELA MUDANÇA DO USO DA TERRA NO BIOMA CERRADO( 2022-10-27) SOUSA JUNIOR, LEONEL COSTA DEA substituição da cobertura vegetal para implementação de cultivos agrícolas e pastagens, associada à ausência de práticas de manejo conservacionista, causam alterações das características físicas, químicas e biológicas do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da implantação de sistemas agropecuários nos atributos físicos do solo no bioma Cerrado. O trabalho se baseia na hipótese de que a conversão da vegetação nativa do bioma Cerrado em sistemas agropecuários diminuiu os estoques de carbono orgânico do solo, aumentam a compactação do solo e reduz a velocidade de infiltração de água no solo. Para validar tal hipótese, o experimento foi conduzido em uma propriedade rural particular, localizada no município de Porto Franco, na região Oeste do Estado do Maranhão, inserida no bioma Cerrado Maranhense. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em áreas de floresta, pastagem extensiva e pastagem abandonada com histórico de agricultura. Para cada área foi delimitada uma gleba representativa de aproximadamente 0,75 ha, composta de cinco unidades amostrais equidistantes 50 m entre si, totalizando cinco repetições para cada área de estudo. As características físicas do solo, densidade, porosidade e umidade, foram avaliadas a partir de amostras indeformadas de solo coletadas nas profundidades entre 0-5; 5-10; 10-20 e 20-30 cm. Além disso, foram determinadas a resistência do solo a penetração, a velocidade de infiltração de água no solo e os teores de carbono orgânico. A hipótese desse trabalho não foi confirmada, pois a presença de biomassa das gramíneas tropicais perenes, influenciou nos menores valores de densidade do solo e maiores valores de porosidade e umidade na área PA. Os estoques de carbono orgânico, compactação do solo e velocidade de infiltração na área de floresta foi semelhante a área de pastagem extensiva com histórico de pastagem. Palavras-chave: Compactação do solo; Cerrado maranhense; Estoque de carbono orgânico.
-
ItemALTERAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS NO SOLO EM INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA FLORESTA( 2023-10-17) BATISTA, FRANCINALDO SANTOSO uso intensivo da terra tem acelerado a perda da qualidade do solo, processo que pode ser evitado pela adoção de sistemas conservacionistas de produção, como o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF. Ressalta-se que no Sudoeste do Estado do Maranhão grande parte dos solos das propriedades rurais encontra-se degradados e em diferentes estádios de erosão, uma vez que têm sido explorados por décadas com pastagens implantadas sem a utilização de medidas conservacionistas, o que levou ao atual quadro de degradação e baixa produtividade. Objetivou-se com este trabalho salientar sobre a importância das alterações físicas e químicas no solo, em pastagens em integração lavoura-pecuária-floresta, na Amazônia maranhense. Foi realizada um levantamento bibliográfico com consulta a livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nos seguintes bases de dados: Google Acadêmico; Scielo e Portal de Periódicos Capes. Diante das condições de degradação das pastagens maranhenses e da ampla distribuição das matas de babaçu no estado do Maranhão, o uso de tecnologia poderia ser capaz de recuperar essas pastagens, abrangendo uma pecuária que seja economicamente produtiva e ecologicamente sustentável. Porém, pesquisas com esse tema se fazem necessárias para enfatizar sobre a eficiência dos benefícios para as propriedades físicas e químicas do solo nessa região. Palavras-Chave: matéria orgânica; sistemas integrados; fertilidade do solo.
-
ItemANÁLISE DE CONFORTO TÉRMICO NA REGIÃO CENTRAL DE IMPERATRIZ - MA( 2024-05-16) Lima, Phabiula Sales deA regulação do clima nas vias públicas é uma ótima estratégia para os centros urbanos, tendo em vista que as praças são o principal meio para proporcionar um microclima mais ameno. Nesta perspetiva, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o comportamento higrotérmico nas principais praças de Imperatriz – MA. O estudo foi realizado em quatro praças públicas na área urbana de Imperatriz – MA, sendo elas: Praça União, Praça de Fátima, Praça da Cultura e Praça Mary Pinho. Nestas praças, realizou-se um inventário 100% onde foram identificados todos os indivíduos arbóreos com 2,0 metros de altura e para cada indivíduo foram coletadas as seguintes variáveis: altura total; diâmetro a 1,30 m do solo; comprimento da copa; diâmetro da copa e dados de temperatura utilizando uma câmara termográfica. Foi realizado, também, uma análise da temperatura por meio de imagens de satélite do LANDSAT-8. Além disso, foi feito a quantificação das áreas sombreadas e comparadas as estimativas de conforto térmico em relação as áreas dos raios das copas das árvores. A partir do inventário 100%, obteve-se a estrutura horizontal das praças. As áreas sombreadas variaram em que, a praça da Cultura tem 97% de sua área com cobertura sombreada enquanto, a praça Mary Pinho tem apenas 5% de sua área. Com as capturas da câmera termográfica, as temperaturas variaram de 38°C a 21°C e seguiram o mesmo padrão quando comparadas com as imagens de satélite. Com base na estrutura horizontal, a diversidade nas praças foi baixa de acordo com índice de Shannon variando os valores de 1,37 a 2,53. Observou-se que nas praças União, Fátima e Cultura há uma maior presença da espécie exótica M. indica e na praça Mary Pinho a presença da espécie B. nobilis. Com isso, conclui-se que a arborização urbana das praças União, Fátima e Cultura é satisfatória em termos de sombreamento devido a porcentagem ser maior que 50%, no entanto, a praça Mary Pinho não obteve o mesmo resultado. Em termos florísticos a diversidade é baixa e com predominância de espécies exóticas. Logo, há uma necessidade de inserir espécies nativas em todas as praças estudadas para aumentar a diversidade e diminuir o percentual de espécies exóticas.
-
ItemANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA PECUÁRIA DE CORTE: ALTERNATIVAS PARA O PEQUENO PRODUTOR RURAL MARANHENSE( 2023-10-17) REIS, LUCAS AQUINO DOSA pecuária brasileira nos últimos anos vem se destacando de forma positiva, com uma intensa produção de carne bovina, a função de produzir não está restrita apenas para grandes latifundiários, as pequenas propriedades rurais têm se destacado cada vez mais no agronegócio brasileiro, sobretudo na bovinocultura de corte que, serve como fonte de renda para muitas famílias que compõe a agricultura familiar. Com base no exposto, objetivou-se comparar as fases de criação de bovinos mais economicamente viável em propriedades de pequeno porte no Estado Maranhão. O trabalho consistiu em uma propriedade de 28 hectares localizada em Amarante do Maranhão/MA. Foi realizado um levantamento sobre a estrutura física da fazenda, insumos, mão de obra e disponibilidade de forragem. Diante do resultado do fluxo de caixa, serão estimados indicadores de viabilidade econômica. Os principais indicadores econômicos avaliados são o valor presente líquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) e o período de payback (PP). Os indicadores de avaliação econômica VPL, TIR e Período de “Payback” Simples e Descontado apresentaram atratividade financeira nas fases de cria e engorda, demostrando a importância do planejamento rural. Palavras-chave: fluxo de caixa; indicadores econômicos; pecuária.
-
ItemANTROPOMETRIA DE UNIVERSITÁRIOS DE IMPERATRIZ - MA( 2024-05-16) Silva, Mara Cristina da CostaA ergonomia tem como finalidade a adaptação do trabalho ao homem. Entre os seus ramos destaca-se a antropometria, ciência que estuda as dimensões do corpo humano e relações entre segmentos corporais envolvendo alcance de movimentos e posturas adotadas correlacionadas aos componentes do ambiente de trabalho, e consitui poderosa ferramenta para atividades diárias, inclusive nas ciências agrárias. No Maranhão, há um deficit de estudos antropométricos voltados ao bem estar dos acadêmicos em decorrência de posturas ocasionadas pelo uso de dependências em instituições de ensino envolvendo a composição de layout composta por móveis e demais estruturas fixas. Portanto, este estudo objetivo-se levantar medidas antropométricas de estudantes universitários e correlacionar com medidas de móveis de sala de aula e laboratório e propor medidas ergonomicas, bem como dimensionar o futuro viveiro florestal ergonomicamente correto para esta população e comparar dados coletados com os dados gerados em software. O estudo foi realizado na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, com discentes do Centro de Ciências Agrárias, campus Imperatriz, no qual foram coletados 42 medidas utilizando trena, fita métrica, suta, régua e balança de 50 voluntários, processando os dados no software Excel e Ergolândia 7.0. Dessa forma, com uso desta metodologia, pôde-se concluir que o estudo foi válido, propondo melhorias ergonômicas no ambiente de acadêmico. Além disso, o estudo também se mostrou eficiente para o dimensionamento da altura da bancada do futuro viveiro florestal na UEMASUL.
-
ItemAPREENSÕES DE MADEIRA TRANSPORTADAS ILEGALMENTE PELAS RODOVIAS DO TOCANTINS EM 2023( 2025-07-29) SILVA, JOCIELE DE ARAÚJOO transporte ilegal de madeira nas rodovias do estado do Tocantins representa um grave problema ambiental, contribuindo para o desmatamento e impactos na Amazônia Legal. Este estudo objetivou realizar um levantamento detalhado das apreensões de madeira transportadas ilegalmente no Tocantins, analisando rotas, características e tendências dessa prática em 2023. Dados coletados por meio de sistemas de gestão ambiental e ocorrências policiais, como o SIGAM e o Sistema BOP da Polícia Rodoviária Federal, foram analisados estatisticamente e espacialmente. As apreensões totalizaram 74 ocorrências, com 2.272 m³ de madeira confiscada, destacando-se espécies e gêneros como Vouacapoua americana (vulgo Acapu) e Manilkara spp. (vulgo Maçaranduba), usadas principalmente na construção civil. A maior parte das irregularidades envolveu a ausência da Guia Florestal, divergência de quantidade transportada e falsificação de documentos. A análise das rotas revelou origem predominantemente no estado do Pará, com destino aos estados do Nordeste e Sudeste. Os resultados reforçam a necessidade de estratégias de fiscalização mais rigorosas, uso de tecnologias para identificação de espécies e maior capacitação de agentes. Assim, este trabalho contribui para o entendimento do transporte ilegal de madeira e fornece subsídios para políticas públicas externas à preservação dos recursos florestais.
-
ItemASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DOS ACIDENTES OFÍDICOS NO MARANHÃO, NO PERÍODO DE 2014 A 2024( 2025-08-13) Nascimento, Brenda Rita Moura doOs acidentes ofídicos representam um relevante problema de saúde pública no Brasil, especialmente em regiões tropicais como o estado do Maranhão. As serpentes dos gêneros Bothrops, Crotalus, Lachesis e Micrurus são responsáveis pelos acidentes ofídicos no país, e possuem importância médica. Este estudo teve como objetivo descrever o perfil epidemiológico dos acidentes ofídicos notificados no Maranhão entre os anos de 2014 e 2024, com ênfase em aspectos clínicos, demográficos, espaciais e sazonais, além de identificar fatores associados à letalidade. Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo e descritivo, com análise de dados secundários provenientes do SINAN. Os resultados revelaram que no período de estudo houve 20.741 notificações, com a maioria dos casos registrados nas unidades regionais de saúde de Barra do Corda (n=2920), Santa Inês (n=2332), Açailândia (n=1985) e Imperatriz (n=1903). O perfil das vítimas, em sua maioria, é composto pelo sexo masculino (76,4%), faixa etária entre 20 e 39 anos (60,65%), raça/cor parda (72,95%) e baixa escolaridade, com a maioria dos indivíduos acidentados com conclusão até os anos iniciais do ensino fundamental (40,35%). O gênero com maior quantidade de notificações foi o Bothrops, e as serpentes Lachesis apresentaram maior letalidade (1,38%), com odds ratio significativo (OR = 3,26; IC 95%: 2,27–4,69). Também foi observada uma acentuada sazonalidade, com picos entre janeiro e março, coincidentes com o período de maior pluviosidade e atividade agrícola. Idosos (≥60 anos) apresentaram risco significativamente aumentado de óbito (OR = 1,80; p < 0,05), evidenciando a vulnerabilidade desse grupo. Além disso, identificaram-se fragilidades nos registros, com elevado número de campos não preenchidos nas fichas de notificação, o que compromete a qualidade da vigilância epidemiológica. Conclui-se que os acidentes ofídicos no Maranhão exigem ações integradas de prevenção, diagnóstico oportuno, capacitação profissional e melhoria na notificação, especialmente voltadas às populações mais vulneráveis.
-
ItemATRIBUTOS QUÍMICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO SOB ÁREA DE PASTAGEM ABANDONADA NA REGIÃO OESTE DO MARANHÃO( 2024-05-15) Tosta, João Pedro Sudré Morais eO Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, ocupa uma área de aproximadamente 204 milhões de hectares, cerca de 24% do território nacional e é tido como a última fronteira agrícola do planeta. O objetivo do projeto foi avaliar as alterações nos atributos químicos do solo em uma área de pastagem abandonada em relação a uma área de floresta nativa não antropizada no bioma Cerrado. O estudo foi realizado em uma propriedade rural localizada no município de Porto Franco, região Oeste do Maranhão. As áreas experimentais foram selecionadas com base nos principais usos do solo na região: pastagem abandonada (PA) e floresta nativa do bioma Cerrado (FL). As análises estatísticas foram realizadas considerando um delineamento inteiramente ao acaso em esquema fatorial 2x4 (duas áreas: PA e FL e quatro profundidade: 0-5 cm; 5-10 cm; 10-20 cm e 20-30 cm), totalizando oito tratamentos e quatro repetições cada. As coletas de amostras de solo foram realizadas por meio de abertura de trincheiras. Os atributos químicos analisados foram: potássio, cálcio, magnésio e alumínio trocáveis, fósforo disponível, potencial hidrogeniônico, acidez potencial, matéria orgânica, estoque de carbono orgânico, soma de bases, capacidade de troca de catiônica, saturação de bases e saturação de alumínio. Os resultados foram submetidos a análise de premissas de variância (ANOVA) e teste de Tukey a 5% de probabilidade. Também foi aplicada análise de componentes principais (ACP). Devido ao histórico de aplicação de calagem e fertilização na área de PA, esta apresentou melhoria em todos os indicadores da fertilidade do solo. O teor de matéria orgânica foi maior na área de PA, devido a biomassa gerada, especialmente, pelas gramíneas perenes tropicais.
-
ItemATRIBUTOS QUÍMICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO SOB DIFERENTES USOS NO CERRADO MARANHENSE( 2022-10-27) ANTUNES, JAYNE SOUSAO Cerrado é caracterizado como a última fronteira agrícola do Brasil e tem sua biodiversidade ameaçada. Este projeto teve como objetivo avaliar os atributos químicos de um Latossolo Vermelho sob diferentes usos no cerrado maranhense. O estudo foi conduzido na Fazenda Santa Elisa, localizada no município de Porto Franco, na região Sul do estado do Maranhão. A área experimental foi selecionada com base no uso da terra para pastagem extensiva com histórico de agricultura (PE) e uma área de referência, sendo está uma floresta nativa estacional semidecidual do bioma Cerrado (FL). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com dois tipos de uso do solo (PE e FL), quatro profundidades (0-5 cm; 5-10 cm; 10-20 cm e 20-30 cm) e quatro repetições. As coletas de amostras de solo foram realizadas por meio de abertura de trincheiras. Os atributos químicos analisados foram: potássio, cálcio, magnésio e alumínio trocáveis, fósforo disponível, potencial hidrogeniônico, acidez potencial, matéria orgânica, estoque de carbono orgânico, soma de bases, capacidade de troca de catiônica, saturação de bases e saturação de alumínio. Os resultados foram verificados quanto à normalidade e homoscedasticidade e submetidos a análise de premissas de variância (ANOVA) e teste de Tukey a 5% de probabilidade. Também foi aplicada análise de componentes principais (ACP). Devido à aplicação de calagem e fertilização, houve melhoria em todos os indicadores da fertilidade do solo da área de pastagem extensiva. O teor de matéria orgânica foi maior na área cultivada, devido a biomassa gerada, especialmente, pelas gramíneas perenes tropicais, no entanto não houve alterações nos estoques de carbono orgânico, comparado com o solo da área de floresta nativa. Palavras-chave: Fertilidade do solo; Floresta nativa; Pastagem extensiva; Antropização; Expansão agrícola.
-
ItemAVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL E CRITÉRIOS DE BEM-ESTAR EM CÃES ABRIGADOS NA UNIDADE DE VIGILÂNCIA EM ZOONOSES NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ – MA( 2023-07-26) MACIEL, EVELYN BÁRBARA SOUSAEsse trabalho tem como objetivo, avaliar os estados comportamentais e grau de bem-estar dos cães abrigados na Unidade de Vigilância de Zoonoses no município de Imperatriz – MA. Nesse sentido, foi realizada avaliação na área de estudo e as informações obtidas na pesquisa são baseadas no protocolo de avaliação de bem-estar para cães de abrigo da Shelter Quality, considerando nos princípios de boa alimentação, boa acomodação, boa saúde e comportamento apropriado. Foram avaliadas um total de 23 cães na UVZ tipo 2 de Imperatriz – MA, compreendendo 22 portadores de leishmaniose (96%) e 1 (4%) admitido por mordedura (agressividade). Os cães de raça apresentaram mais atividade e dominância, comparados aos cães SRD. Os animais encaminhados a UVZ, em sua maioria, são animais debilitados, com doenças sistêmicas de interesse a saúde pública (Leishmaniose, Cinomose, Raiva) que geram alterações físicas e consequentemente os animais apresentam apatia. Os resultados dessa pesquisa demonstram que os cães denotam comprometimento no grau de bem-estar, devido suas condições limitantes, com doenças causadoras de dor e desconforto, em que a maioria apresentava. Portanto, se torna evidente a ampliação de políticas públicas voltadas para o animal, e assegurar seu bem-estar. Palavras-chave: agressividade, canis, eutanásia, saúde pública.
-
ItemAvaliação da percepção de consumidores sobre doenças transmitidas por alimentos de origem animal na Região Tocantina do Maranhão.( 2023-07-12) ARRUDA, ANA CAROLINA DE CASTROUm dos países que mais se destacam no ramo do agronegócio, é o Brasil, por causa da criação e produção de alimentos de origem animal. Estes, são alimentos susceptíveis a doenças, as DTA’s (Doenças Transmitidas por Alimentos), que causam nos consumidores doenças como Salmonelose ou infecções por Estreptococos que podem causar grandes surtos. O objetivo do trabalho é avaliação doa percepção dos consumidores pertencentes a Região Tocantina do Maranhão frente transmissão de doenças por consumo de alimentos de origem animal. Para o estudo foram utilizados questionários online para consumidores de Imperatriz (MA) e outras regiões vizinhas com perguntas voltadas para o conhecimento e também percepção diante das questões que envolvem DTA’s causadas por alimentos de origem animal contaminados. Constatou-se que 76,3% consomem, principalmente, carnes sendo elas de bovinos, suínos, aves e peixes onde 44,7% dos entrevistados declaram que a sua escolha em relação ao produto dependerá da cor e do odor. Além disso, 78,9% afirmaram ter conhecimento das DTA’s e a principal causa, de acordo com os participantes, seria a Salmonelose. Sobre o sobre os Vigilância Sanitária, Serviços de Inspeção e RIISPOA houve 88,2%, 63,2% e 57,9%, respectivamente, declaram ter conhecimento. O conhecimento acerca do assunto pode gerar uma determinada influência sobre a percepção dos consumidores sobre o chega ao consumidor final, sobre que consomem na sua rotina e evita que surtos por alimentos contaminados aconteçam, tanto em estabelecimentos fora de casa quanto dentro de casa. Palavras-chaves: DTA’s, Vigilância Sanitária e Serviços de inspeção.