TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: os contos e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem na creche Maria Sales da Silva( 2024-06-13) SILVA, ELISLEDA DA COSTAO presente trabalho tem como objetivo geral reconhecer a importância da contação de histórias infantis no processo ensino-aprendizagem, na escola de educação infantil Maria Sales da Silva no município de Açailândia-MA. Além disso, tem como objetivos específicos apresentar os pressupostos teóricos adotados quanto à contação de histórias na educação infantil, e posteriormente, observar o processo de desenvolvimento das crianças durante a contação de histórias. Tendo assim, também, como objetivo influenciar no crescimento de outros praticantes da leitura e refletir sobre as principais contribuições promovidas aos alunos com a contação de histórias infantis. A problemática que guia a pesquisa concentra-se na pergunta: como a contação de história infantis pode colaborar com o processo de ensino aprendizagem das crianças da Creche Maria Sales da Silva do município de Açailândia - MA? Para responder à questão, foram utilizadas bibliografias de autores como Vygotsky (2012) e Bettelheim (2019), além de autores de artigos de revistas acadêmicas e monografias que abordam a relação dos contos na aprendizagem das crianças e suas contribuições para o ensino. A pesquisa-ação também foi realizada no período prático na creche para obtenção de dados qualitativos através de roda de conversa e contações em sala de aula. Ao fim desta pesquisa, conclui-se que a contação contribui para a construção de uma sociedade onde as crianças desenvolvam suas habilidades sociais, emocionais, promovendo além do bem-estar, interesse pelo aprendizado e pela literatura. Palavras-chave: Contação; Educação Infantil; Ensino-aprendizagem; Imaginação; Criatividade
-
ItemA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA VOLTADA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, PARA A PRÁXIS COM ALUNAS E ALUNOS AUTISTAS NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA - MA( 2024-06-27) VIEIRA, REBECA SOARESO número de crianças com autismo no ensino regular do município de Açailândia - MA tem crescido consideravelmente. Em virtude disso, foi elaborado o trabalho de monografia de estudo de caso intitulado “A importância da formação docente continuada voltada a educação especial inclusiva, para a práxis com alunas e alunos autistas no município de Açailândia - MA.”, o trabalho é derivado do projeto de extensão “Reflexões e práticas a respeito da educação especial e inclusiva: contribuindo para a formação continuada de professores das escolas do município de Açailândia - MA”, desenvolvido mediante a problemática encontrada pautada na necessidade de uma formação continuada para docentes, por meio de ações formativas que provocam a busca de transformações para o alcance de uma inclusão educacional. Diante disso, foram estabelecidos objetivos de analisar o processo formativo do docente desenvolvido no projeto de extensão “Reflexões e práticas a respeito da educação especial e inclusiva: contribuindo para a formação continuada de professores das escolas do município de Açailândia - MA”, para compreender a educação inclusiva, refletir acerca das ações efetuadas e mensurar necessidades educacionais para a efetiva inclusão escolar de crianças autistas a partir da realidade de Açailândia - MA. Para o alcance dos resultados esperados, foram feitas buscas bibliográficas, onde temos como destaque Maria Teresa Eglér Mantoan (2015), Rosita Edler Carvalho (2019), Paulo Freire (2020) e outros que colaboraram para fundamentar o estudo, análise dos resultados e influência do projeto de extensão com foco na formação continuada de professoras e professores da educação infantil, a pesquisa assume um caráter exploratório das ações assumidas do projeto de extensão. Dessa forma, somente ao final do processo foram esclarecidos e estudados os resultados, como a melhor compreensão do processo de inclusão, melhores formas de adaptações e alterações nas intervenções, sendo estes fatores relevantes para determinar a importância que o projeto estabeleceu na tentativa de rompimento das barreiras educacionais para a promoção da equidade de alunos autistas. Palavras-chave: educação inclusiva; autismo; formação continuada.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM AÇAILÂNDIA -MA( 2024-06-27) SILVA, LUZILEIDE DOS SANTOSEste estudo tem como objetivo geral: analisar a importância do profissional tradutor intérprete de Libras para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos na Escola Municipal Sarah Kubitschek em Açailândia- MA e como objetivos específicos: contextualizar a importância do intérprete no contexto escolar; investigar como o tradutor intérprete de Libras compreende o processo de inclusão do aluno surdo; e analisar as dificuldades desse profissional em sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo. Na pesquisa campo foi realizado uma observação direta e uma entrevista semi estruturada com dois sujeitos que atuam com tradutor intérprete de Libras naquela instituição de ensinio. O estudo está embasado em autores como: Quadros (2017), Strobel (2016/2019 ) dentre outros. O esboço mostrou que no contexto educativo é indispensável contar com um intérprete profissional de Libras, ressaltando a relevância desse profissional em sala de aula, uma vez que a inclusão do aluno surdo só será realizada de forma efetiva com a presença de um profissional qualificado para essa função. Palavras-Chave: ensino; libras; surdo.
-
ItemA INFLUÊNCIA DA FAMILÍA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a realidade de uma escola da rede municipal de Açailândia MA( 2024-06-27) LIMA, RENATA DA SILVAA presente pesquisa tem como objetivo analisar a significativa influência da família no processo de ensino-aprendizagem da criança na etapa da Educação Infantil. Destaca-se a importância do acompanhamento e participação familiar como elementos fundamentais nessa fase, além de compreender de que maneira a ausência da família pode impactar negativamente no desenvolvimento da criança. A família é reconhecida como o primeiro ambiente socializador da criança, no qual valores, hábitos, cultura e conhecimento são transmitidos. Enfatiza-se a necessidade de uma parceria efetiva entre a família e a escola, ambos trabalhando conjuntamente para alcançar os mesmos objetivos no que tange ao ensino aprendizagem da criança. Essa colaboração é essencial para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento integral da criança. O método de pesquisa adotado consistiu em uma abordagem qualitativa, envolvendo a distribuição de dois questionários impressos para a coleta de dados. Além disso, realizou-se uma revisão bibliográfica para atender aos objetivos propostos. A pesquisa foi conduzida em uma escola de Educação Infantil na cidade de Açailândia, no Maranhão, durante o período matutino. Participaram da pesquisa uma professora da pré-escola I e os pais ou responsáveis dos seus respectivos alunos totalizando doze participantes. Os dados coletados foram analisados inicialmente por meio de uma abordagem quantitativa, organizando respostas semelhantes e utilizando análise percentual para a criação de gráficos explicativos. Em seguida, realizou-se uma análise, relacionando os resultados com as teorias de aprendizagem de alguns autores citados na fundamentação teórica. Ao longo do estudo e revisão bibliográfica, evidenciou-se a importância crucial do acompanhamento e participação ativa da família na vida escolar da criança na Educação Infantil. Destacou-se também através dos questionários que a família tem grande influência no processo de ensino aprendizagem da criança, seja de forma positiva ou negativa. Palavras-chaves: família; aprendizagem; educação Infantil; acompanhamento; Participação.
-
ItemA MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRECHE IVANETE OLIVEIRA DE MACÊDO( 2024-07-09) SANTOS, TALITA DE JESUSEste estudo explorou a musicalização na Educação Infantil, analisando sua relação com a prática docente como catalisador para o desenvolvimento da aprendizagem em crianças de 3 anos. A presença intrínseca da música em nossas vidas, desde a concepção, está intimamente entrelaçada com a nossa cultura. Dada a evolução recente na Educação Infantil, os profissionais desta área necessitam de atualização pedagógica para promover uma educação alinhada com a diversidade cultural. O trabalho, fundamentado em análises bibliográficas, investigou como a música exerce um papel crucial no desenvolvimento de aprendizagem das crianças. O embasamento teórico se deu com o auxílio de Brito (2011), Gil (2002), Godoi (2011), entre outros. Além disso, incorporou uma pesquisa de campo na Creche de Educação infantil para compreender a percepção dos educadores sobre o trabalho com música e sua aplicação pelas crianças. A pesquisa foi conduzida na Creche de Educação Infantil Ivanete Oliveira de Macêdo, em Açailândia, Maranhão. Incluindo uma breve exploração e destacando sua importância na compreensão do mundo. Palavras-chaves: Música. Prática docente. Desenvolvimento de aprendizagem. Educação Infantil.
-
ItemCOMO OCORRE O PROCESSO INCLUSIVO DE UM ALUNO COM MICROCEFALIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE AÇAILÂNDIA( 2024-05-23) SOUSA, LARISSE DA SILVAEste trabalho apresenta discussões e reflexões sobre as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula para a inclusão de um aluno com microcefalia. A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso de natureza qualitativa, realizado em uma escola da rede regular de ensino de Açailândia. Os objetivos desta pesquisa foram analisar e descrever as práticas pedagógicas, identificar as ferramentas, estratégias e metodologias empregadas durante as aulas, além de destacar as dificuldades encontradas pelos professores e pelo aluno. No referencial teórico, foram abordados três capítulos: Educação Inclusiva e a legislação, Microcefalia e suas especificidades, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o Profissional de Apoio Escolar. Essa fundamentação teve como base o estudo de legislações vigentes, bem como revisão bibliográfica de autores da área. A partir das análises e dos resultados obtidos, a pesquisa revelou que o caminho para a efetiva inclusão ainda é longo, exigindo mudanças estruturais e no currículo escolar. Foi constatado que existe uma lacuna entre o que é falado e o que de fato acontece na prática, a ideia que os professores têm sobre o papel dos profissionais de apoio escolar não coincide com o que está posto nos documentos, revelando assim, que é necessário reorganizar pedagogicamente a escola, formar e aperfeiçoar os professores, promover mais diálogos e discussões sobre a educação especial e inclusiva, para garantir aos alunos um ensino de qualidade, sem discriminações e exclusões. Palavras-chave: Inclusão; Microcefalia; Profissional de Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas
-
ItemCONCEPÇÕES AVALIATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA( 2024-05-15) FERRES, KESIA SANTOSA presente monografia tem como objetivo identificar as concepções avaliativas que orientam as práticas pedagógicas dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de Açailândia-MA. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com a participação de dez professores que responderam a um questionário. Ficou evidente que os professores buscam ser reflexivos em seu processo de avaliação, utilizando avaliações diagnósticas, formativas e somativas para orientar suas práticas didáticas. Este estudo oferece contribuições significativas para compreender a verdadeira natureza do ato de avaliar e entender as diferentes formas de avaliar cada aluno, considerando as necessidades individuais de cada um e respeitando seu processo de aprendizagem. Cada aluno possui seu próprio ritmo de aprendizado e características únicas, tornando necessário que os professores incorporem flexibilidade, respeito e oportunidades em suas práticas avaliativas para garantir a qualidade do ensino, reconhecendo e respeitando suas diferenças. Palavra Chave: Avaliação; Tipos de avaliação; Concepções Avaliativas.
-
ItemEducação Tecnológica em Açailândia, Maranhão: em busca de estratégias para superar a falta de conhecimento tecnológico entre jovens e adultos no bairro Piquiá( 2024-07-09) SILVA, JANAINA ABREU DAEste trabalho aborda a necessidade urgente de promover a educação tecnológica em Açailândia, especialmente entre jovens e adultos considerados “analfabetos digitais” no bairro do Piquiá. O rápido desenvolvimento tecnológico apresenta desafios significativos à inclusão digital, afetando a participação destas pessoas na sociedade atual. A pesquisa destaca ainda o projeto de extensão “Alfabetização Tecnológica para Jovens e Adultos” realizado na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) como uma iniciativa crucial no combate aos não alfabetizados tecnológicos. Analisar a lacuna de conhecimento tecnológico e avaliar o impacto do projeto da UEMASUL na superação dessa deficiência entre jovens e adultos da região de Piquiá, em Açailândia. O estudo incluiu um diagnóstico do não alfabetizado tecnológico no distrito de Piquiá por meio de questionários. A estruturação do projeto de extensão incluiu o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e materiais didáticos.O trabalho enfatiza a importância da educação tecnológica como importante meio de inclusão social e participação ativa na sociedade digital. O projeto de extensão da UEMASUL apresenta-se como um exemplo prático e eficaz no combate aos não alfabetizados tecnológicos, fornecendo conhecimentos valiosos para futuras iniciativas semelhantes. Palavras-Chaves: Educação tecnológica; EJA; Piquiá.
-
ItemENCCEJA COMO POLÍTICA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DA UEMASUL( 2024-07-04) NASCIMENTO, SABRINA DONo atual cenário a capacitação e qualificação profissional está inteiramente relacionada com a certificação nos determinados níveis e modalidades de ensino, logo garantir o acesso à conclusão nesses níveis é algo estratégico, para que os agentes da presente pesquisa consigam o grau de engajamento como os demais, deve-se construir um elo pedagógico e associativo nas questões que envolvam tais disciplinas, proporcionando uma continuidade na forma de abordagem das temáticas propostas. A presente pesquisa teve o intuito de examinar a importância da política Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA) na trajetória dos discentes da UEMASUL, estabelecendo os parâmetros para o enfrentamento da desigualdade no viés conhecimento, não obstante as fragilidades em relação aos alunos que dispuseram de melhores oportunidades para o ingresso ao nível superior. Os resultados obtiveram êxito dento do rol da pesquisa, pois, estima-se que o alcance ao sistema de ensino superior e sua conclusão, seja uma meta a ser conquistada pelos estudantes da UEMASUL, uma vez que os impactos e resultados dos mecanismos e agentes envolvidos, contribuirão significativamente para os demais estudantes que ainda estão fora desta modalidade de ensino. Dessa forma as estratégias e metodologias de ensino são a porta de entrada para uma inclusão participativa e desafiadora na modalidade nível superior. Palavras-chave: ENCCEJA; UEMASUL; Nível Superior.
-
ItemESCOLA DO CAMPO: a constituição de identidade dos estudantes do Assentamento Califórnia( 2024-07-31) SOUSA, MARIA DA LUZ XAVIER DEA valorização da identidade é uma necessidade que se faz importante para as crianças e os adolescentes. A escola possui a função de garantir que os alunos aprendam conhecimentos, valores e habilidades para o seu desenvolvimento. Diante disso, essa pesquisa buscou compreender de que maneira a Escola Municipal Antônio de Assis contribui para a valorização da identidade dos discentes como crianças e adolescentes do campo. Tem como objetivo identificar como a escola desenvolve práticas de ensino-aprendizagem para o fortalecimento da identidade dos alunos do Assentamento Califórnia. Este trabalho constitui-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como percurso metodológico a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Sendo este último momento com professores da escola e alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultados dessa análise, destaca-se a importância que uma escola tem na vida dos cidadãos, em especial uma escola do campo, pela sua política e ações, a formação dos professores e os anos de experiência trazem novas formas de ensinar, ao se valorizar a identidade dos alunos, não é eles a oportunidade que se valorizar como pessoa e cidadão, buscando seus direitos de uma vida melhor. Palavras-chave: Identidade; Identidade camponesa; Educação do campo; Assentamento.
-
ItemINCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS: um estudo de caso em uma escola da rede pública do município de Açailândia - MA( 2024-05-15) RIBEIRO, VIVIANE LIMADurante muitos anos, as pessoas com alguma deficiência, apresentavam dificuldades quanto a sua inserção em determinados ambientes, onde eram tratadas como incapazes de desenvolver atividades, de modo que, a ideia da inclusão representa a busca pela construção de uma sociedade baseada na democracia, onde os indivíduos possuem oportunidades para conquistarem seu espaço na sociedade. O principal objetivo desse estudo foi analisar o processo de inclusão educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola municipal de Açailândia - MA. Este estudo baseou-se no método qualitativo como modalidade de pesquisa, onde foi realizado um estudo de caso, em busca de observar a perspectiva de todos os indivíduos presentes na investigação, bem como coletar os dados necessários para o entendimento da dinâmica do fenômeno estudado. O questionário aplicado aos professores foi dividido em 8 (oito) perguntas, destinado aos professores da rede pública do município de Açailândia - MA. As perguntas foram elaboradas com o intuito de observar a percepção dos profissionais acerca da inclusão no ambiente escolar. As respostas dos participantes durante a entrevista proposta por esse trabalho demonstraram semelhanças entre si e antes de tudo, semelhanças com o que a literatura aborda sobre a inclusão de alunos com deficiência, principalmente acerca do desenvolvimento de metodologias pedagógicas específicas para os alunos de acordo com a sua individualidade e também pensando no coletivo. Palavras-chave: Educação; Deficiências; Inclusiva; Educadores.
-
ItemMALALA YOUSAFZAI: construindo uma nova perspectiva sobre o feminino em uma escola da rede pública de Açailândia-MA( 2024-05-23) PEREIRA, GABRIELA DE MELOO presente estudo constitui uma monografia elaborada como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pedagogia. O tema escolhido para a pesquisa foi 'Malala Yousafzai: construindo uma nova perspectiva sobre o feminino em uma escola da rede pública de Açailândia-MA.' Dado que a educação escolar nos anos iniciais desempenha um papel crucial na formação da identidade dos discentes, torna-se de suma importância a realização de pesquisas e projetos que busquem abordar de maneira mais aprofundada algumas problemáticas encontradas na sociedade, especialmente entre as crianças da rede pública. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo analisar como o livro "Malala: A Menina Que Queria Ir Para a Escola" contribui para a construção de novas perspectivas sobre o gênero feminino, em uma turma do 5° ano de uma escola de rede pública, enfocando a desigualdade entre os gêneros. Para atingir os resultados esperados, utilizei recursos como rodas de conversa e círculos de cultura. Portanto, dado que a pesquisa demandava encontros, elaborei roteiros para viabilizar a ida a campo, configurando assim uma pesquisa de campo. Destinaram-se duas manhãs para a realização de inquirições e coleta de materiais, posteriormente submetidos a análise. Com base nas atividades propostas, foi possível concluir que as crianças ainda possuem uma concepção problemática em relação ao gênero feminino, visto que este é frequentemente associado a um papel pré-determinado na sociedade, muitas vezes vinculado à realidade que essas crianças experimentam. No entanto, ao término da pesquisa, observou-se uma clara distinção entre as respostas obtidas na primeira roda de conversa. Palavras-chave: Desigualdade de gênero; Educação escolar; Pesquisa de campo; Malala Yousafzai.
-
ItemO ENSINO DE EDUCANDOS SURDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PROFESSOR TELASCO PEREIRA FILHO EM IMPERATRIZ MARANHÃO( 2024-05-23) RIBEIRO, RAQUEL PEREIRA DA SILVAEste estudo objetiva compreender como ocorre o processo de ensino aprendizagem dentro da perspectiva da educação bilíngue para surdos na escola Telasco Pereira Filho no Município de Imperatriz-Maranhão. Tendo por objetivos específicos: conhecer a proposta educacional da instituição; explicar como se dá a aprendizagem dos alunos surdos e pontuar dificuldades enfrentadas. A relevância do estudo reside na possibilidade de se chamar a atenção dos acadêmicos de pedagogia e de áreas afim para a importância do processo de aprendizagem de educandos surdos. Assim, questionou-se: como ocorre o ensino aprendizagem dos educandos surdos na escola bilíngue Telasco Pereira Filho e que dificuldades a instituição enfrenta? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo. O referencial teórico foi embasado em teóricos como: Quadros (2016), Strobel (2019) dentre outros. Conclui-se que o ensino na escola investigada se configura como realidade, entretanto para ser efetivo e eficaz é imprescindível mais empenho e preparo do sistema de ensino maranhense para proporcionar ao educando surdo o desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades. Palavras-chave: Educação; Surdo; Escola bilíngue.
-
ItemO TRABALHO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL E O EMPODERAMENTO FEMININO NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM AÇAILÂNDIA – MA( 2024-06-27) ANDRADE, RAYLANE COSTAO presente trabalho tem como principal objetivo compreender como a literatura infantojuvenil pode influenciar na construção do pensamento crítico para o empoderamento feminino na formação social de alunos do 5° ano. Nesse estudo, foram realizadas leituras, rodas de conversa e análises de dados na escola municipal José Alberto Lazzarin em Açailândia, MA, com os alunos do 5° ano "A" do Ensino Fundamental. Dessa forma, foi possível realizar uma observação em sala de aula com os alunos. Adotamos a pesquisa de campo para a coleta de dados e análise das atividades realizadas pelos alunos. Pode-se constatar que a leitura em sala de aula possui grande relevância no cotidiano desses alunos que estão começando a ser inseridos na sociedade e se encontram diante de conceitos essenciais para compreender as diversas esferas da sociedade. Seus benefícios são visíveis, pois é a partir do contato com a leitura em sala de aula que esses alunos passaram a ter um pensamento crítico. Palavras-chaves: literatura; empoderamento feminino; formação social.
-
ItemO USO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a importância das orientações didáticas lúdicas como recurso metodológico de ensino-aprendizagem aos alunos deficientes no Ensino Fundamental( 2024-05-15) MACÊDO, ALEJANDRA KALINNY SOUSAO estudo apresentado dispõe sobre o uso do lúdico na educação inclusiva, tratando da importância das orientações didáticas lúdicas como recurso metodológico de ensino-aprendizagem aos alunos deficientes no Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. E a problemática foi norteada pelo seguinte questionamento: Qual a importância e sentido do uso de práticas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem dos educandos deficientes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental? O objetivo da pesquisa foi conhecer o funcionamento/aplicação da ludicidade na sala de aula para os alunos com deficiência. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativaexploratória a partir da pesquisa bibliográfica e documental, realizada em livros, artigos científicos, bem como em trabalhos de conclusão de curso disponibilizados no Google acadêmico, além de documentos legais que regem a educação brasileira, emitidos por meio do Ministério da Educação – MEC, e da pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado a cinco professores e professoras do 1º ao 5º ano de uma escola pública municipal de Açailândia-MA. De maneira geral, o estudo mostrou resultados de grande relevância relacionados ao entendimento da ludicidade de modo que tal uso nas aplicações pedagógicas colaboram com a inclusão dos alunos com deficiências proporcionando seu desenvolvimento integral suscitando melhor atenção, motivação e reações positivas de aprendizagens. Palavras-Chave: Educação Inclusiva. Ludicidade. Alunos com deficiências. Professores.
-
ItemPANDEMIA E DESIGUALDADES: impactos na vida acadêmica de alunos da UEMASUL - Campus Açailândia-MA( 2024-05-15) SENA, SELENE DA CONCEIÇÃOA pandemia é um evento adverso nas comunidades, que gera grandes situações problemáticas, em todos os âmbitos e esferas sociais. Entre os anos de 2020 a 2023, existiram tempos de incertezas, medos, restrições e limitações, o que acabou gerando grande confusão e sem boas perspectivas para os anos seguintes. O distanciamento social surge como uma intervenção essencial para garantir a continuidade da vida humana, sem prejuízos para além daqueles que já existiam. Essa pesquisa, de caráter qualitativo, teve por objetivo central analisar os impactos da pandemia da Covid-19 na vida acadêmica de discentes da UEMASUL - Campus Açailândia. Essa pesquisa teve como ênfase a busca metodológica e prática para a compreensão desse fenômeno mundial, que direta ou indiretamente reordenou a visão das pessoas sobre diversos conceitos de vida e que direcionado a nosso campo de compreensão, analisando os impactos da pandemia da Covid-19 na vida acadêmica de discentes da UEMASUL - Campus Açailândia. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário online, com 08 perguntas abertas. Questionamentos acerca das dificuldades elencadas no período pandêmico, e o uso do ensino remoto, como um evento emergencial que trouxe vantagens e entraves para acadêmicos e docentes. Participaram da pesquisa, 17 discentes, acadêmicos de Pedagogia, Letras e Administração, todos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). E com a pesquisa, comprovou-se a eficácia das metodologias remotas, mesmo com alguns entraves, como um mecanismo assertivo, que precisa de intervenções pontuais, mas, extremamente útil para a comunidade acadêmica. Palavras-chave: Pandemia. Distanciamento social. Ensino remoto. Acadêmicos. Docentes.
-
ItemPRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL COM A COMUNIDADE INDÍGENA VENEZUELANA WARAO REFUGIADA NA CIDADE DE AÇAILÂNDIA-MA( 2024-06-27) RIBEIRO, JARETE SILVA ; ABREU, MAIRA PEREIRA DEEste estudo apresenta em seu corpo as motivações do artifício de refúgio do grupo indígena venezuelanos Warao ao Brasil, apresenta as principais dificuldades das crianças Warao no processo de alfabetização e letramento em língua portuguesa, contextualiza a atuação do Centro de Defesa da Vida dos Direitos Humanos Carmen Bascarán - CDVDH/CB de Açailândia-MA e exibe como ocorreu o procedimento de colaboração no processo de alfabetização e letramento dessas crianças, através de pesquisas bibliográficas, pesquisa-ação, tanto na ótica objetivista, quanto na ótica subjetivista e considera a prisma da interculturalidade e os círculos de cultura de Paulo Freire. Além de elucidar as relações sociais que permearam os processos de socializações e de pesquisas dentro de ambientes educacionais formais e não formais, como também, a importância do partilhamento de compreensões dos aspectos culturais e preservação desses povos. Palavras-chaves: Warao; alfabetização; indígena; Venezuela; cultura.
-
ItemPROCESSO DE NUCLEAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL GONÇALVES DIAS EM AÇAILÂNDIA-MA( 2024-08-01) SILVA, RAYLANE DOS SANTOSEsta pesquisa visa analisar a temática de Educação do Campo e processo de nucleação na Escola Municipal Gonçalves Dias em Açailândia/MA. O objetivo principal é investigar os impactos resultantes do processo de nucleação dos alunos que vivem na zona rural e estudam na zona urbana. A metodologia empregada neste estudo baseia- se uma abordagem qualitativa descritiva, complementada por entrevistas com os professores, alunos e direção escolar envolvidos nesses processos. O fechamento ou a falta de escolas na zona rural é o principal motivo pela mudança dos alunos para essas escolas na zona urbana tem se revelado um desafio, tornando o processo educacional mais cansativo e menos produtivo. Isso resulta em uma diminuição na qualidade da aprendizagem dos alunos, agora imersos em um contexto distante da realidade local, no qual as atividades desenvolvidas não correspondem às expectativas da comunidade. Palavras-chave: Educação do Campo, Nucleação, Escola Municipal Gonçalves Dias.
-
ItemVIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FORMAÇÃO ACADÊMICA: vozes daquelas que não foram silenciadas( 2024-05-23) ARAUJO, EMILLY STEPHANY LAGOO presente trabalho está firmado em uma necessidade de discorrer sobre a trajetória histórica da violência contra a mulher, desigualdade de gênero, o patriarcalismo enraizado, a significância da implementação da Lei Maria da Penha, além do acesso das mulheres à educação superior e mercado de trabalho. Nas últimas décadas, observamos uma expansão dos espaços nos quais tais violências ocorrem, e um desses, até então pouco explorado, merece uma atenção mais detalhada: os ambientes universitários. Portanto, objetivo investigar como a violência doméstica impacta no processo de formação das acadêmicas da Universidade Estadual da Região Tocantina, Campus Açailândia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, analisada por uma perspectiva qualitativa e quantitativa, objetivando alcançar o maior número possível de acadêmicas que sofrem ou já sofreram violência doméstica durante o processo de formação no nível superior. A análise dos resultados revelou que a violência doméstica interfere diretamente em diversos aspectos da vida acadêmica, muitas vezes levando as discentes a considerarem a possibilidade de evasão devido ao desgaste mental e físico. Apesar da ocorrência desses casos no ambiente acadêmico, constatou-se que a universidade permanece alheia a essas situações, evidenciando um distanciamento preocupante por parte da instituição em relação à realidade dessas acadêmicas. Palavras-chave: Violência contra as Mulheres; Ensino Superior; Desigualdade de gênero,;Patriarcalismo.