Administração - CCHSTL
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Administração - CCHSTL por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: satisfação e oportunidades no desenvolvimento de carreira( 2023-03-14) AGUIAR, HILARIA LORRANE LIMA DEO mercado de trabalho vem passando por mudanças que são motivadas pela advento da evolução, da tecnologia e principalmente da globalização, a entrada e inserção da mulher neste mercado de trabalho acaba por ser um grande desafio, tanto pela dificuldade do próprio mercado, quanto pelas dificuldades impostas pela cultura social que surgem as concepções de que esta não consegue exercer as mesmas funções que homens, e também a visão social de que a mulher tem que desempenhar funções domesticas e familiares, que por muitas vezes a mulher é excluída do meio profissional e acadêmico em geral. O desenvolvimento profissional está ligado as oportunidades do mercado de trabalho, a estrutura acadêmica e a vida pessoal de uma determinada pessoa, não há um bom desenvolvimento profissional se as demais áreas desempenhadas não tiverem um sucesso, e todas estas áreas e funções desenvolvidas estão ligadas diretamente a satisfação ou insatisfação, e para obter um bom desenvolvimento em qualquer área é necessário um planejamento que torne-se parte das perspectivas pessoais, e para a mulher, a satisfação na vida profissional não está ligada somente a um bom desempenho profissional e retorno deste, mais também está conectado as outras áreas de sua vida, como a acadêmica e a pessoal. Nesta perspectiva, esta pesquisa foi sucedida através do método quantitativo e analises qualitativas, com o intuito de analisar a entrada da mulher no mercado de trabalho, suas oportunidades e seu desenvolvimento pessoal pautados na influência com a satisfação, o objetivo deste estudo foi alcançado a partir da pesquisa exploratória, fundamentada através de uma investigação bibliográfica, logo o estudo foi realizado mediante a aplicação de um questionário com as alunas do curso de administração da Universidade Estadual da Região Tocantica do Maranhão, no campus da cidade de Açailândia MA. Com base nos dados coletados, foi possível identificar o perfil das mulheres, suas principais dificuldades e percepções a respeito do mercado de trabalho e principalmente identificar seu desenvolvimento de carreira e como isto influencia dentro de sua satisfação. Diante disto, concluiu-se que as mulheres sentem a dificuldade para entrar no mercado de trabalho, a falta de oportunidades e o preconceito com estas e que sua satisfação depende de todas as áreas de sua vida, e que uma área afeta diretamente na outra. Palavras-chave: Mercado de Trabalho. Desenvolvimento profissional. Satisfação. Mulher.
-
ItemAPLICAÇÃO DA CURVA ABC COMO ESTRATÉGIA DE COMPRAS: um estudo de caso no ramo farmacêutico em Açailândia-MA( 2023-03-14) AQUINO, FRANCISCA VIVIANNE SANTOS DENo setor farmacêutico os procedimentos primordiais estão correlacionados a gestão de compras e estoques de itens, por serem as maiores alavancas de custos e despesas de uma empresa. Nesse viés a compra, estocagem e venda que é o fator principal de geração de receita e lucratividade em uma empresa devem ser geridos de maneira mais eficiente, pois a demanda e procura por produtos e a concorrência provocam uma instabilidade nesses setores, neste sentido a ferramenta Curva ABC, surge como instrumento necessário para o enfrentamento de tais problemas, com o intuito de auxiliar a minimizar os prejuízos nas organizações. Logo, o principal objetivo da presente pesquisa foi investigar quais são os produtos que podem oferecer maior margem de contribuição para a empresa no ramo farmacêutico, com aplicabilidade alicerçada como mecanismo de auxílio no setor de compras na manutenção da organização. O caminho de recursos utilizados para o contexto da metodologia do trabalho foi a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, onde se identificou o ramo e seu faturamento de vendas de itens e abrangência de grupos específicos para mensurar os dados dentro da Curva. Em síntese conclui-se que a presente pesquisa atingiu os objetivos propostos com aplicabilidade de redução de custos e com índices identificadores de progresso e retorno financeiro nos moldes da ferramenta de gestão. Palavras- Chave: Setor de Compras. Gestão de Estoques. Curva ABC.
-
ItemESTÁGIO SUPERVISIONADO: Um estudo de caso sobre os alunos de Administração do Campus Açailândia frente aos desafios da pandemia do Covid -19( 2023-03-14) LIMA, BRUNA LARISSA MOUTA DENo cenário pandêmico do coronavírus, os acadêmicos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão– UEMASUL, campus Açailândia se depararam com situações atípicas do cotidiano estudantil, e todos tiveram que se adaptar a oferta de ensino remoto. Este trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos acadêmicos sobre a forma como o estágio obrigatório foi desenvolvido do curso de Administração no período pandêmico na UEMASUL, campus Açailândia. O percurso metodológico adotado consiste em pesquisa exploratória e abordagem quali-quantitativa, onde utilizou-se um questionário eletrônico, aplicado os alunos matriculados nas disciplinas de estágio supervisionado I e II nos semestres de 2020.2 a 2022.1 no curso de administração na UEMASUL, sendo 20 respondentes que se disponibilizaram a participar. Com os resultados obtidos pode-se identificar pontos positivos e negativos, sendo a possibilidade de atuar em novos cenários e desafios, a dificuldade de encontrar estágio remoto, orientação adequada, acesso à internet para a realização ao estágio remoto ligado ao acadêmico, instituição de ensino e entidade concedente para a prática. Palavras-chave: Estágio supervisionado, Tecnologias, remoto, administração, UEMASUL.
-
ItemGESTÃO DE ESTOQUE EM UMA EMPRESA AGROPECUÁRIA: um estudo de caso.( 2023-07-11) MOREIRA, NAYANNE FERNANDA SOARES RODRIGUESA importância de gerir bem um estoque, faz com que qualquer empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, se mantenha competitiva no mercado. Tornando estoques mais planejados, organizados e controlados. A vista disso, esse estudo teve como objetivo primordial aprimorar a gestão de estoque e sanar problemas já existentes no estoque da Proagro Produtos Agropecuários LTDA, empresa situada na cidade de Açailândia-MA que possui uma imensa variedade de linhas de produtos para venda. Assim a realização desse estudo tem como finalidade contribuir para o aprimoramento dos processos, e integração dos setores responsáveis por gerenciar o estoque e a satisfação do cliente. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois a pesquisadora buscou a captação e interpretação dos dados coletados que podem contribuir para aprimorar a gestão de estoque e propor soluções para os problemas já existentes no estoque da empresa em estudo, e pela pesquisa qualitativa, onde a própria empresa será minha base para coleta de dados, interpretação dos problemas e atribuições de ideias. Os dados desse estudo foram reforçados por meio de entrevistas para saber a concepção de cada colaborador que está ligado diretamente ao estoque e subordinado a gestão do mesmo. Palavras-chave: Gestão de estoque. Estoque. Organização. Controle.
-
ItemGESTÃO DE PESSOAS E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) POR CONCURSO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA EM AÇAILÂNDIA-MA( 2023-10-24) COSTA, ESTER DE SANTANAO tema apresentado se relaciona com a inclusão de pessoas com deficiência por concurso em uma instituição de ensino pública atuante no município de Açailândia-MA, levantando a problemática sobre como ocorre a inserção de pessoas com deficiência por concurso, através das cotas, e qual deve ser a contribuição da gestão de pessoas para a inclusão efetiva? Observando que a inserção de PCD no mercado de trabalho possui suas dificuldades, a pesquisa procura examinar a inclusão no setor público. O objetivo da presente monografia é apresentar a participação de pessoas com deficiência ingressos em cargos de concurso por cotas, dispostos em uma instituição de ensino pública de Açailândia. O procedimento metodológico utilizado consiste em abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos de pesquisa bibliográfica exploratória. A coleta das informações se deu por visitas presenciais à instituição de ensino, também foi aplicado questionário online, pelo Google forms, aos servidores que ingressaram no concurso por cotas. Este é um tema que tem provocado discussões e ainda precisa ser amplamente debatido, a fim de gerar cada vez mais mudanças e abrir espaços para talentos inexplorados e que estão à espera de uma oportunidade. Palavras-chave: gestão de pessoas; pessoa com deficiência; inclusão.
-
ItemO IMPACTO CAUSADO PELA COVID19 NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS( 2023-10-19) LEITE, GUSTAVO VALENTIM ROCHACom o surgimento repentino da pandemia da Covid-19 e sua rápida disseminação pelo mundo, foram necessárias açdes para mitigar a dissemina‹;âo do vlnis. As medidas adotadas. como o isolamento aocial e o lockdown, afeiarain profiindamente a economia e as empresas. Este artigo rem como objetivo analisar os impactos oriundos da pandemia de Covid-19 nas micro e pequenas empresas. Através de uma revisto narrativa exploratória e qualitativa da liteiatum existeNe. a questão central abordada é: Quais foram os impactos pmiiivos e negativos sofridos pelas micro e pequenas empresas durante a pandemia da Covid•l9? Utilizando o filtro do Googíe Acadêmico para selecionar pub)icaçóes entre 2020 e 2022. foram encontrados mais de 5.o00 artigos. A seleção final foi feita com base na leitira do titulo, resumo e conteúdo completo. Para esta revisto, foram escolhidos 32 artigos rtlevanlm. Os resultados indicam que muitas miwo e pequenas mprcsas encenaram suas atividades ou tiwram que reduzir seus negócios. levando a um aumento do desemprego. No entanto. algumas mprcsas, como as de entrem e-commerce e in/ormática apresentaram um crescimento significativo durante a pandemia. Palavras-chave: Administração; Micro e pequenas empresas, pandemia. economia.
-
ItemPERCEPÇÃO DAS EMPRESAS NO USO DE INFLUENCIADORES DIGITAIS NA DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS NA CIDADE DE AÇAILANDIA - MA( 2023-10-24) REIS, JAMYLLE MORAISA importância de divulgação no ambito empresarial, faz com que qualquer empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, se mantenha competitiva no mercado. Tornando a empresa mais conhecida na cidade. A vista disso, esse estudo teve como objetivo primordial entender como as empresas se comportam e desenvolvem estratégias para capitalizar seus negócios por meio de influenciadores digitais, nas empresa situadas na cidade de Açailândia-MA que possui uma imensa variedade de linhas de produtos para venda. A pesquisa proposta visa determinar como eles gerenciam seu tempo para que possam influenciar seu público, sempre buscando promover conteúdos inovadores por meio de plataformas digitais. Então, a partir dessa realidade, achamos necessário realizar um estudo com influenciadores locais na cidade de Açailândia MA para entender como funcionam suas agendas diárias, e como eles usam sua criatividade e como fazê-lo neste momento. Tudo isso em sua vida diária.O trabalho atual, por se tratar de um assunto da atualidade, será realizado em uma pequena cidade do interior do Maranhão, esse tipo de trabalho nunca foi feito antes e pode trazer uma grande contribuição em termos de alcance, para a marca e a profissão e trazer melhor visibilidade. Fornecer dados relevantes sobre os influenciadores digitais da cidade para ajudar quem tem negócios, e quem quer seguir carreira, bem como o conhecimento do público em geral para entender essas questões, a importância de definir um cronograma, trazer novos conteúdos, tarefas um equilíbrio entre. Palavras-chave: Influenciadores. Estrategias. Plataformas digitais. Publico.
-
ItemPERFIL DAS MULHERES EMPREENDEDORAS NO SETOR DE COMÉRCIO E SERVIÇO NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA( 2023-10-25) SILVA, ISLENE CONCEIÇÃO DAO atual trabalho teve como objetivo geral identificar o perfil das mulheres empreendedoras no setor de comércio e serviço no município de Açailândia-MA, e como objetivos específicos: definir o perfil social e profissional das mulheres empreendedoras de Açailândia, a fim de tornar mais claro o reconhecimento de tais público-alvo; identificar as características que possuem para desenvolver suas habilidades criativas com maior eficiência; definir as maiores dificuldades enfrentadas pelas empreendedoras no mercado de trabalho; entender os motivos específicos que as levaram à dedicação ao setor empreendedor e desenvolver um plano de ação com ênfase na desenvoltura da mulher como empreendedora. Para tal, foram realizadas pesquisas de campo no setor de comércio e serviço, onde foi possível perceber quais práticas são desenvolvidas pelas mulheres empreendedoras pesquisadas para promover uma compreensão ampla da sua participação no mercado de trabalho. Através de embasamento teórico de diversos especialistas no assunto, foram destacados os principais pontos teóricos acerca da evolução e importância do empreendedorismo feminino, não somente neste município, mas também a realidade do país como um todo. Foi feito um breve relato de como está a situação atual do mercado de trabalho, como também, a forma como os órgãos responsáveis estão empenhados em melhorar a realidade das mulheres no Brasil. Através da leitura, levantamento de dados sobre o tema, questionários semiestruturados e tabulação dos dados foi possível fazer um dimensionamento geral acerca da temática. O método de pesquisa exploratório descritiva com aplicação de questionário foi fundamental para melhor ilustrar a realidade e opiniões dos maiores interessados no assunto, quais sejam, as mulheres. Como base referencial, a pesquisa sondou a opinião de 20 mulheres empreendedoras no município, seu papel social e familiar também é destacado, o principal desafio encontrado foram os estímulos para modificação de ideologias sociais ultrapassadas, através da reeducação e conscientização para as mulheres serem empreendedoras, além de salientar que nem o elo familiar no início não incentivava e também ressaltando que nem todas as mulheres entrevistadas tem nível de educações profissional de empreender, poucas tinham formação acadêmica. Palavras-chave: empreendedorismo feminino; mercado de trabalho; mulheres; Açailândia; perfil.
-
ItemPRÁTICAS DE GESTÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: um estudo com produtores rurais na comunidade Centro dos Pretos município de Açailândia – MA( 2023-10-23) GONÇALVES, JACKELINNY SILVAEste artigo tem como objetivo entender o nível de conhecimento, técnicas e práticas gerenciais utilizadas pelos agricultores familiares rurais, por meio de um estudo de caso na comunidade Centro dos Pretos no município de Açailândia - Ma. Para isso, foram realizadas entrevistas com questionário com perguntas abertas e fechadas em um grupo de 10 produtores rurais da comunidade. Os resultados indicam que a maioria dos produtores da comunidade possuem pouco ou nenhum controle e planejamento sobre a gestão da propriedade, apontando a baixa escolaridade dos produtores levando ao desconhecimento sobre gestão rural, falta de assistência e falta de incentivos financeiros rurais. Conclui-se que as práticas gerenciais são fundamentais para o desenvolvimento e a prosperidade da agricultura familiar, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento das comunidades rurais. Palavras-chave: Agricultura Familiar. Gestão Rural. Produtores Rurais
-
ItemSATISFAÇÃO DO CLIENTE A PARTIR DO COMPOSTO DE MARKETING: estudo de caso da empresa VitralLux em Açailândia – MA( 2023-03-14) SOUSA, EDUARDA BRENDA MORAIS DEO estudo enfoca à discussão sobre o tema satisfação do cliente a partir do composto de marketing, atuando como ferramenta de gestão para constantes melhorias na empresa VitralLux que é uma indústria fornecedora de vidros temperados para outras empresas que atuam no mercado vidraceiro. É discutido sobre a importância da aplicação do indicador CAST (Customer Satisfaction Score) para quantificar a satisfação do consumidor no que se refere ao preço, praça, promoção e atendimento; e suas possíveis oportunidades. Objetivando saber se a satisfação dos clientes da têmpera VitralLux em Açailândia – MA apresenta um nível alto ou baixo. A metodologia da pesquisa empreendida segue natureza dedutiva, quantitativa e estudo de caso. Através de questionário com os clientes e entrevista com os gestores da empresa. Foram elaborados dois questionários para ser aplicado aos vidraceiros. O primeiro buscou identificar o perfil dos clientes. Já o segundo, baseando-se nas características do mix de marketing (fatores qualitativos) foi elaborado e aplicado aos empresários das vidraçarias, para averiguar os quão satisfeitos estão com relação a têmpera (fatores quantitativos). O método que caracterizou o desenvolvimento da presente pesquisa foi o CAST para determinar de maneira mensurável as características da qualidade relevante para o cliente. Os resultados evidenciaram a viabilidade da aplicação do método como estratégia para maior qualidade dos serviços e a maximização da produtividade organizacional. A justificativa deste trabalho está em contribuir para o enriquecimento de conteúdo para os universitários e para os empresários da área vidraceira. Palavras-chave: Satisfação do cliente. Vidraceiros. Marketing. Jornada do cliente.
-
ItemSEGMENTAÇÃO DE MERCADO: um estudo sobre o público LGBTQIA+ e o Esquina Bar em Imperatriz - MA( 2023-10-19) COSTA, MARCELO DOS SANTOSFaz parte do dever de um administrador compreender o coletivo social em sua diversidade, o que inclui a comunidade LGBTQIA+, que nas últimas décadas vem conquistando seu espaço de direito. Esse fenômeno é acompanhando de um amadurecimento mercadológico do grupo, que, dada suas particularidades, se torna gradativamente um potente nicho de mercado que precisa ser observado e compreendido pelo mercado. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo analisar como empresas podem estabelecer um mercado-alvo, sob o panorama da comunidade LGBTQIA+ enquanto mercado consumidor. O presente estudo também pretende: compreender como a heterogeneidade de grupos sociais influencia nas estratégias de atuação das empresas; observar o posicionamento estratégico de uma empresa segmentada ao público LGBTQIA+; e investigar como essa comunidade se apresenta enquanto mercado consumidor. Para tal, o trabalho se utilizou do método indutivo de análise, enquanto os instrumentos de pesquisa constituíram-se em: I) um estudo de caso, realizado na empresa Esquina Bar, em Imperatriz – MA, com entrevistas estruturadas com o antigo e atual dono do empreendimento, recebendo uma abordagem qualitativa; e II) um estudo de campo, realizado por meio de questionário estruturado aplicado a uma amostra de pessoas LGBTQIA+ da mesma cidade, recebendo uma abordagem quantitativa. A pesquisa traçou um perfil predominantemente jovem, masculino, cisgênero e gay. Constatou se que o consumidor LGBTQIA+ precisa ser mais observado pelo mercado e superar a opinião pública e que, apesar de não ter apresentado um potencial financeiro que era apresentado diante da literatura levantada, esse nicho possui uma forte demanda mercadológica a ser suprida e potencial de fidelização. Palavras-chaves: Segmentação de mercado; LGBTQIA+; Bar.
-
ItemSISTEMA DE GESTÃO DE COMPRAS NO VAREJO FARMACÊUTICO: a influência da gestão de compras no equilíbrio do fluxo financeiro no contexto farmacêutico( 2023-03-16) ALVES, RAFAEL PEREIRADiante da concorrência, a gestão de estoque se faz necessária para evitar custos desnecessário com produtos, diminuição do investimento de capital no estoque, e tem como função evitar a falta de produtos aos consumidores. Este trabalho visa analisar abordagem teórico-prática sobre a gestão de estocagem e o processo de compra, tendo como base do estudo de caso, a empresa Hiper.farma. A metodologia teórica aplicada constituiu em três partes: A primeira foi uma pesquisa descritiva para a construção do modelo de estocagem, a importância do armazenamento de medicamentos no estabelecimento; consequentemente, é abordado o processo de aquisição dos produtos, especificando o processo de padronização e tipos de medicamento; e por fim, aborda a etapa que custeio do produto, onde que por alguns procedimentos técnicos encontrasse os preços bases para o consumidor final. Contudo, a empresa Hiper.farma auxiliou no processo de identificação de estocagem e compras, ajudando na conclusão do trabalho. Palavras-Chave: Farmácia. Estoque. Gestão de compras.
-
ItemSÍNDROME DE BURNOUT, TRABALHO E VIDA ACADÊMICA: um estudo com discentes do curso de administração da Uemasul – Campus Açailândia/MA( 2023-10-24) RODRIGUES, GABRYELLA YASMIM SOUZAA Síndrome de Burnout é uma caracterização de estresse ocupacional que atinge profissionais que estão envolvidos em atividades laborais diversas. Desenvolve-se no ambiente de trabalho e o afeta, consideravelmente, a partir das repercussões na saúde psíquica e física do trabalhador. Em estudantes, os procedimentos de ensino-aprendizagem têm influência no bem-estar dessa população que está em etapa de formação e construção profissional e neles ocasiona baixa execução educativa e alto absenteísmo. O objetivo geral dessa pesquisa é identificar os fatores associados à Síndrome de Burnout em estudantes do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus CCHSTL, localizado em Açailândia – MA. O percurso metodológico adotado consiste como pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Utilizou-se um questionário aplicado in loco em 67 alunos matriculados a partir do segundo período do curso de Bacharelado em Administração da UEMASUL, do sexo masculino e feminino, regularmente matriculados e que frequentavam um dos oito semestres do curso. Os resultados apontaram que os estudantes estão submetidos às multifuncionalidades, pois também são trabalhadores que exercem outros papéis sociais nos quais precisam desempenhar diferentes funções. Concluiu-se que os diferentes contextos e atuações contribuem para o aparecimento do esgotamento físico e mental por causa das múltiplas tarefas: universitárias e laborais, associadas a outras familiares, pessoais, dentre outras. Palavras-chave: síndrome de burnout; estudantes; trabalhadores; exaustão emocional; baixo desempenho.